A escabiose é conhecida como sarna, pereba, curuba, pira, quipá. Alternativa A está correta.
A Permetrina a 5% (50 mg/g ou 49,75 mg/mL) é indicada para o tratamento de infestações por Sarcoptes scabiei (escabiose). Uma segunda aplicação pode ser necessária 7-10 dias após o primeiro tratamento, se as lesões originais não forem curadas, ou caso novas lesões na pele aparecem. Alternativa B está errada.
O piolho ou pediculose é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Alternativa C está errada.
A escabiose não afeta o sistema nervoso central. Alternativa D está errada.
Gabarito do Professor: Letra A
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.
A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa, através do contato físico, e raramente por roupas ou outros objetos compartilhados, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite.
A escabiose tem cura desde que o tratamento seja feito de acordo com a orientação do dermatologista, que normalmente indica o uso de sabonetes e pomadas adequadas para a eliminação dos ovos desse ácaro, além de ser recomendada higienização do ambiente para eliminação também de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.