SóProvas


ID
519535
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A QoS (Quality of Service) que um fluxo de dados requer é definida pelos seguintes parâmetros primários:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Tanenbaum,

     

    As necessidades de cada fluxo podem ser caracterizadas por quatro parâmetros principais: confiabilidade, retardo, flutuação e largura de banda. Juntos, esses parâmetros definem a QoS (Quality of Service — qualidade de serviço) que o fluxo exige.

  • Gabarito E

    A Qualidade de Serviço (QoS) pode ser definida com parâmetros específicos necessários para uma determinada aplicação do usuário. Estes parâmetros de serviços podem ser definidos em termo de largura de banda, latência e jitter, de forma que a aplicação possa obter uma melhor qualidade ao longo da rede. Assim, podemos definir QoS como: “A capacidade da rede de fornecer tratamento especial a certos tipos de tráfego de forma previsível”.

    O mecanismo de QoS nível 3 recomendado pela WT-126 [1] é o Diffserv (Differentiated Services). Esse mecanismo tem como característica a diferenciação dos pacotes, os quais são marcados de acordo com classes de serviços pré-determinadas. Esse mecanismo se destaca por oferecer uma característica indispensável a “escalabilidade”, que pode ser obtida por meio de agregação de fluxos e da separação das funções dos roteadores (borda e núcleo), em grandes redes de backbone. As redes que implementam DiffServ recebem o nome de Domínios DS. Estes domínios negociam garantias mínimas de QoS para o IPTV. Para uma abordagem mais aprofundada deverão ser consultados os RFC 2474 e RFC 2475.

    Além desse mecanismo, podemos destacar outros parâmetros que afetam o QoS na rede IPTV. Dentre eles destacam-se: Jitter, latência, Perda de Pacotes e a Vazão.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !