SóProvas


ID
5198443
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Doutor Pedrinho - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

No âmbito do SUS, os medicamentos disponíveis para o tratamento de doenças e/ou de agravos são classificados em três componentes: Básico, Estratégico e Especializado. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona os componentes e suas características:


Primeira coluna:

1- Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF)

2- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)

3- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica (CESAF)


Segunda coluna:

( ) Medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da atenção primária. O acesso aos medicamentos geralmente se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

( ) Acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, de importância epidemiológica e impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis.

( ) O acesso aos medicamentos deve obedecer a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário, ou seu responsável, e o processo se dá, via de regra, através das farmácias das regionais de saúde do estado.


Assinale a alternativa que associa corretamente as lacunas:

Alternativas
Comentários
  • Componente Básico da Assistência Farmacêutica: medicamentos e insumos para o tratamento dos principais problemas de saúde e programas da atenção primária. O acesso aos medicamentos geralmente se dá através das Unidades Básicas de Saúde do município onde reside o paciente.

    Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica: Acesso equitativo a medicamentos e insumos para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle de doenças e agravos de perfil endêmico, de importância epidemiológica e impacto socioeconômico ou que acometem populações vulneráveis.

    Componente Especializado da Assistência Farmacêutica: O acesso aos medicamentos deve obedecer a critérios previamente estabelecidos pelo Ministério da Saúde nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas. O processo de solicitação dos medicamentos é iniciado pelo usuário, ou seu responsável, e o processo se dá, via de regra, através das farmácias das regionais de saúde do estado.