SóProvas


ID
5198605
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Barra Velha - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Na virada do século XIX para o século XX o Brasil transformava-se em República, essa transformação ocorria em dois sentidos distintos, mas concomitantes, o primeiro revelava um mundo em ebulição, no qual racionalismo e progresso imperavam, o segundo sentido refere-se ao marasmo, ou seja, a continuação de estruturas de privilégio e dominação. Sobre a transição do Império para a República assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Após o término da guerra do Paraguai em 1870, os familiares dos militares mortos ou mutilados deveriam receber assistência custeada pelo Império. Contudo, ainda em 1883, esse direito não havia sido pago. Isso ocasionou uma série de embates entre o Exército e a monarquia.

  • gabarito letra A

    A) A derrubada do Império teve como fator preponderante a insatisfação dos militares, que desde a Guerra do Paraguai buscavam por melhorias nas condições de trabalho. ➡ certo, foi um dos três pilares: exército, igreja e coronéis.

    B) A expressão “republicanos do 14 de maio” refere-se a aos membros da elite latifundiária que foram favoráveis a abolição da escravidão, pautados nos ideais de liberdade do republicanismo. ➡ errado: O termo Republicanos de última hora é na historiografia brasileira, usada para designar adeptos que aderiram ao movimento republicano após o dia 13 de maio de 1888 – data de assinatura da Lei Áurea – ao sentirem-se lesados pela publicação desta lei. Em sua grande maioria era composta pelos grandes fazendeiros e cafeicultores indignados por perderem sua mão de obra escrava e não serem indenizados pelo governo. Insatisfeitos com a libertação dos negros, fazendeiros passaram a engrossar o coro republicano pelo fim da Monarquia no Brasil. Ficariam também conhecidos na história brasileira como republicanos de 14 de maio. Com isso, deixaram de apoiar o sistema monárquico e aderiram à causa republicana, sendo um dos principais protagonistas no golpe de 15 de novembro de 1889.

    C) O Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República, encabeçou o golpe contra o Império movido pela ferrenha oposição a instituição monárquica, a qual nutria um desprezo.➡ errado, ele era amigo pessoa de do imperador, inclusive era contra a república, dizia que o BR não estava pronto. ironia do destino, não?

    D) A instauração da República foi levada à cabo graças a mobilização de pessoas comuns, exclusivamente por pequenos comerciantes, que se viam prejudicados com a entrada de produtos ingleses mais baratos.➡ errado, "o povo assistiu bestializado'

    BONS ESTUDOS

    MAIS CONTEUDO NO INSTA