SóProvas


ID
5200912
Banca
CONTEMAX
Órgão
Câmara de Flores - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 22 de março de 2019, representantes de oito países sul-americanos assinaram a Declaração de Santiago, um documento com uma proposta para a criação do Prosul, fórum de desenvolvimento e integração regional, que deve substituir a União das Nações Sul-Americanos (Unasul). Qual dos países abaixo não esteve presente na assinatura da Declaração de Santiago?

Alternativas
Comentários
  • A declaração marca o início do processo de criação do Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). O documento não cita explicitamente a Venezuela mas manda um recado indireto ao regime de Nicolás Maduro: para participar do novo bloco regional todos os países devem estar em "plena vigência da democracia", com respeito à separação de poderes e aos direitos humanos.

    https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/galeria_de_imagens/2019/03/675931-bolsonaro-assina-a-declaracao-de-santiago-de-criacao-do-forum-prosul.html

  • Oficialmente, assinaram a Declaração de Santiago, os representantes dos seguintes países:

    Argentina (Mauricio Macri);

    Brasil (Jair Bolsonaro);

    Chile (Sebastián Piñera);

    Colômbia (Iván Duque)

    Equador (Lenín Moreno);

    Guiana (embaixador George Talbot);

    Paraguai (Mario Abdo Benítez); e

    Peru (Martín Vizcarra).

    Na reunião de Santiago também estiveram presentes representantes da Bolívia (vice-chanceler Carmen Almendra), do Uruguai (vice-chanceler Ariel Bergamino) e do Suriname (embaixador em Cuba Edgar Armaketo) que não assinaram a declaração, mas se colocaram dispostos ao diálogo.

    A Venezuela, por sua vez, não foi convidada para o evento sob a justificativa de não ser uma democracia.

    Resposta: C