Continuação...
Conforme o AACR2:
21.26. Comunicações de Espíritos
21.26A. Faça a entrada de uma comunicação apresentada como tendo sido recebida de um espírito, pelo cabeçalho adequado ao espírito (veja 22.14). Faça entrada secundária pelo cabeçalho estabelecido para o médium ou pessoa que registrou a comunicação.
21.31B. Leis de jurisdições modernas
21.31B1. Leis que governam uma jurisdição. Faça a entrada de leis que governam uma jurisdição sob o cabeçalho estabelecido para essa jurisdição. Acrescente um título uniforme à entrada principal, de acordo com as instruções de 25.15A. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos para pessoas e entidades (que não sejam entidades legislativas) responsáveis pela compilação e publicação das leis.
22.14. ESPÍRITOS
22.14A. Acrescente a um cabeçalho estabelecido para uma comunicação de um espírito (veja 21.26), a palavra Espírito, entre parênteses.
Parker, Theodore (Espírito)
Beethoven, Ludwig van (Espírito)
Espírito Universal (Espírito)
Gab. E
Conforme o AACR2:
21.6C2. Se a responsabilidade for compartilhada por mais de três pessoas ou entidades, e a responsabilidade principal não for atribuída a uma, duas ou três delas, faça a entrada pelo título. Faça uma entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para a pessoa ou entidade mencionada em primeiro lugar no item que está sendo catalogado. Se os editores forem mencionados com destaque, faça uma entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para cada um deles, se não forem mais de três. Se houver mais de três mencionados com destaque, faça uma entrada secundária pelo cabeçalho estabelecido para o principal coordenador e/ou para o primeiro mencionado.
21.7. Coletâneas de obras por diferentes pessoas ou entidades
21.7A. Campo abrangido
21.7A1. Aplique esta regra a:
a) coletâneas de obras independentes por pessoas ou entidades distintas;
b) coletâneas que consistem em extratos de obras independentes por pessoas ou entidades distintas;
c) obras que consistem, em parte, de obras independentes e, em parte, de contribuições por diferentes pessoas ou entidades.
21.7B. Com título coletivo
21.7B1. Faça a entrada de uma obra que pertença a uma das categorias mencionadas em 21.7A por seu título, se tiver um título coletivo. Faça entradas secundárias sob os cabeçalhos estabelecidos para os compiladores/coordenadores, se não houver mais de três e se estiverem citados com destaque no item que está sendo catalogado. Se figurarem mais de três compiladores/coordenadores com destaque, faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para o principal compilador/coordenador e/ou para aquele mencionado em primeiro lugar.
21.7C. Sem título coletivo
21.7C1. Se uma obra, enquadrada em uma das categorias mencionadas em 2I.7AI não tiver título coletivo, faça a entrada sob o cabeçalho apropriado à primeira obra que figure na fonte principal de informação do item que está sendo catalogado. Se não houver uma fonte principal de informação que seja coletiva, faça a entrada sob o cabeçalho apropriado à primeira obra que apareça no item. Faça entradas secundárias para coordenadores/compiladores e para as outras obras, de acordo com as instruções de 21.7B1, desde que se apliquem a obras sem título coletivo.
21.10. Adaptação de Textos
21.10A. Faça a entrada de uma paráfrase, uma nova redação, uma adaptação para crianças, ou versão em outra forma literária (p.ex., transformação em romance, dramatização), sob o cabeçalho estabelecido para o adaptador. Se o nome do adaptador for desconhecido, faça a entrada pelo título. Faça uma entrada secundária de nome-título para a obra original. Se houver dúvida de que se trata de adaptação, faça a entrada sob o cabeçalho estabelecido para a obra original.
Gab. E
A- Errada. O tipo ou estilo da obra não interfere na determinação do ponto de acesso principal.
B - Errada. Quando houver quatro ou mais autores ou criadores e nenhum destes é indicado como principal, o ponto de acesso principal é o título.
C- Errada. Ponto de acesso principal só pode ser autor ou título. Logo, organizador, coordenador, ilustrador, etc... nunca serão pontos de acesso principais (apenas secundários).
D- Errada. O ponto de acesso principal será o Espírito. Ex.: Parker, Theodore (Espírito)
E - Correto. Faça a entrada de leis que governam uma jurisdição sob o cabeçalho estabelecido para essa jurisdição.