SóProvas


ID
5205880
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Ratzel vai ser um representante típico do intelectual engajado no projeto estatal; sua obra propõe uma legitimação do expansionismo bismarckiano. Assim, a Geografia de Ratzel expressa diretamente um elogio do imperialismo, como ao dizer, por exemplo: “Semelhante à luta pela vida, cuja finalidade básica é obter espaço, as lutas dos povos são quase sempre pelo mesmo objetivo. Na história moderna a recompensa da vitória foi sempre um proveito territorial”.
MORAES, A. C. R. Geografia: pequena história crítica. 19. ed. São Paulo: Annablume, 2003.

Friedrich Ratzel é um dos mais importantes precursores do pensamento geográfico, com grande contribuição na compreensão do conceito de território, pois, num contexto de legitimação do expansionismo alemão no século XIX, evidenciou a importância da ligação entre Estado e espaço, a partir de princípios básicos do(a) chamado(a)

Alternativas
Comentários
  • Alternativa:'b'

    Ratzel foi um profundo estudioso do conceito e comportamento do Estado moderno. Para ele, o Estado seria a sociedade organizada para construir, defender ou expandir o seu território. Também considerava que essa era uma forma de organização que aconteceria de forma natural em qualquer sociedade avançada. O Estado, para Ratzel, era um organismo vivo.

    A partir dessa concepção, elaborou o conceito de espaço vital, que seria as condições espaciais e naturais para a manutenção ou consolidação do poder do Estado sobre o seu território. Seriam as condições naturais disponíveis para o fortalecimento de uma dada sociedade ou povo. Aquelas populações que dispusessem de melhor espaço vital estariam mais aptas a se desenvolver e a conquistar outros territórios.