-
Drill-up ou Roll-up: e o fato de sairmos de um nível mais baixo da hierarquia e buscarmos informações menos detalhadas em níveis superiores. Aumenta o nível de granularidade, diminuindo o nível de detalhamento da Informação.
Pivot: é o ângulo pelo qual os dados são vistos ou trocados. Corresponde à modificação da posição das dimensões em um gráfico ou troca de linhas por colunas em uma tabela.
Alternativa: C
-
Complementando o comentário do colega Gilmar:
O departamento de vendas de uma empresa possui informações sobre as vendas de seus produtos em todos os municípios brasileiros. Essas informações foram apresentadas, na forma de uma tabela de produtos x municípios, ao diretor de operações. No entanto, a tabela ficou enorme e dificultaria o processo de tomada de decisão. O diretor, então, solicitou que o departamento usasse os recursos das ferramentas OLAP e reapresentasse as informações na forma de uma tabela de estados x produtos.
1ª Consulta: produtos x municípios;
2ª Consulta: estados x produtos;
Observem que subimos na hierarquia da dimensão ( municípios -> estados) característica da operação de Roll Up;
Posteriormente, vejam que invertemos as consultas: inicialmente a primeira tabela era produtos; sendo modificada para a segunda tabela na 2ª consulta, característica de uma rotação ( pivoteamento )
GABARITO ALTERNATIVA C
-
Gabarito: C
No início as informações foram apresentadas na forma de uma tabela produtos x municípios.
Após a solicitação do diretor a consulta passou a ser estados x produtos.
Reparamos que houve uma inversão do ângulo de observação, assim como passou de municípios para estados.
Pivot: também conhecido como Rotation ou Rotate. É uma operação de visualização que rotaciona os eixos de um determinado cubo, provendo uma visão alternativa dos dados.
Roll-up ou Drill-up: Aumenta o nível de granularidade dentro de uma dimensão, reduzindo o detalhamento da informação. Por exemplo: rua < cidade < estado < cidade.
Sendo assim, notamos que houve uso dessas duas operações OLAP para atender a solicitação do diretor.
-
Eu errei pq achava que ROTATION não alterava as informações.... Tipo se de inicio era produto X cidade , não trocava para produto X estado, mas depois me toquei que as cidades ficam dentro do estado, então não tem como ter essas informações sem citar os estado ..... :D
-
Vejamos: a análise, inicialmente, é feita com uma visualização do tipo produtos x municípios. O objetivo descrito no item é passar para uma outra visão, do tipo estados x produtos. Houve duas operações aqui:
1) Quando passamos do nível de maior detalhe (município) para um nível de menor detalhe (estados) em uma hierarquia, estamos fazendo um roll-up.
2) Quando rotacionamos o cubo, visualizando os dados sob outra perspectiva (de produto x local para local x produto), estamos fazendo a rotação ou pivotagem (pivot).
Letra C!