SóProvas


ID
5206288
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Procurando determinar os contrastes entre o comércio de africanos e o comércio de índios, examino o contexto ligado às práticas comutativas por meio das quais o escravo é obtido por métodos convencionados e transações preestabelecidas. Leis sucessivamente editadas permitiam três modos de apropriação de indígenas: os resgates, os cativeiros e os descimentos.
(ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p.119).

O autor cita os três principais modos de aquisição de mão de obra indígena para o trabalho compulsório, no Brasil colonial. Em relação a esses modos de aquisição, justifica-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • Descimentos: Expedições, em princípio não militares, realizadas por missionários, com o objetivo de convencer os índios que "descessem" de suas aldeias de origem para viverem em novos aldeamentos especialmente criados para esse fim, pelos portugueses, nas proximidades dos núcleos coloniais.

    O termo tem origem no fato de os deslocamentos serem realizados em direção ao litoral, onde estavam localizadas as primeiras povoações estabelecidas por portugueses. Ou seja, os índios “desciam” em direção ao litoral.

    Tropa de resgate: Portugueses que partiam em expedições para “resgatar” prisioneiros indígenas que seriam executados por tribos inimiga [...] para poder, em seguida, resgatá-los e escravizá-los.

    Fontes:

    FREIRE, José Ribamar Bessa; MALHEIROS, Márcia Fernanda. Os aldeamentos indígenas do Rio de Janeiro. Disponível em <www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/historia/0039_10.html>. Acesso em: 20 abr 2015

    https://imazon.org.br/a-floresta-habitada-historia-da-ocupacao-humana-na-amazonia/

  • os cativeiros, enquanto forma de posse dos nativos, consistiam na captura dos índios nas “guerras justas” e, depois, tornados escravos por toda a vida.

  • VEM, PMES 2022!