SóProvas


ID
5206336
Banca
NUCEPE
Órgão
Prefeitura de Timon - MA
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um traço peculiar do regime imposto em 1964 gerou efeitos também peculiares para a vida privada de seus opositores. A “Revolução de Março” foi essencialmente uma ordem autoritária pouco institucionalizada. Suas regras eram cambiantes, e móveis as divisas entre o proibido e o permitido. Manteve, distorcidas, instituições e liturgias próprias do sistema democrático: eleições (semicompetitivas), partidos políticos (cerceados), espaço (estreito) para o Congresso, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais. Por isso, ao tratar do Brasil, o cientista político espanhol Juan Linz preferiu escrever situação autoritária, em vez de regime autoritário.
(ALMEIDA, Maria Hermínia Tavares de e WEIS, Luis. Carro Zero e Pau-de-Arara: o cotidiano da oposição de classe média ao regime militar. IN: Scharcz, Lilia Moritz. História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998,p.327).

A situação acima descrita, sobre a natureza do regime militar instaurado no Brasil entre 1964-1985, permite concluir que

Alternativas
Comentários
  • A QUESTÃO D também esta correta, além disso a Lei Suplicy, proibia as atividades políticas nas organizações estudantis, além de definir a regulamentação destas entidades.

    gabarito letra-C

    POREM POR ALGUM MOTIVO NÃO JUSTIFICADO. A QUESTÃO CORRETA É A C.

  • Talvez a alternativa esteja falando sobre o MDB

  • Uma tremenda de uma passada de pano

  • O tema da questão é clássico na escola básica e na graduação de História e, de pesquisas de historiadores de vários matizes. O trecho transcrito faz parte do volume da História Privada no Brasil, organizado por Lilia Schwarcz. Há publicações específicas sobre a época e outras, gerais sobre História do Brasil, que são bastante interessantes e elucidativas. Entre tais publicações encontram-se, por exemplo, obras de Bóris Fausto, Heloísa Starling, Lúcia Pereira das Neves Destaca-se , entre publicações jornalísticas , a de Elio Gaspari, composta por vários volumes .
    A questão exige um conhecimento que permita a elaboração de análise sobre o regime militar, o que é compatível com o objetivo da prova que é o preenchimento de vagas para professor de História de escola básica. Uma das afirmativas apresenta uma afirmativa correta acerca da natureza do regime militar no Brasil de 1964 a 1985 

    A) INCORRETA – Exatamente por não haver clareza de regras e limites, os riscos pessoais eram de difícil previsão. A participação em atos de oposição era bastante arriscada, assim como era limitada a organização de formas de resistência. 
    B) INCORRETA – Por existir uma efetiva censura, artistas e intelectuais apresentavam suas críticas e sua oposição de forma indireta, usando metáforas e símbolos. Essa foi a maneira de conseguir a encenação de peças de teatro, a publicação de livros e jornais, mesmo que não todos, apesar da censura. 
    C) CORRETA – Diferentemente de outros regimes autoritários em Estados latino-americanos, no Brasil os limites e propostas não eram claros e, muitas vezes, aquilo que era aparentemente proibido não o era e vice -versa. Isto gerou espaços e fissuras através das quais atuava, ainda que com dificuldades, a oposição no congresso e na sociedade civil. 
    D) INCORRETA- A Lei Suplicy, de 1964, colocou na ilegalidade as entidades estudantis mantendo os Diretórios Acadêmicos por curso mas, a eles era vedada a participação político- partidária. A citada lei auxilia a que movimentos de estudantes caiam na clandestinidade. 
    E) INCORRETA- A afirmativa é bastante confusa e é difícil entender seu sentido mas, o regime militar instalado no Brasil se definia como um “regime de exceção" necessário para “salvar a democracia" contra a “ameaça comunista". Além disso, sempre que foi possível houve a oposição legal de cidadãos através de instituições da sociedade civil como a OAB e através do partido da oposição consentida , o MDB 

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • a alternativa é sobre interpretação do enunciado, basta analisar!

  • Osires, na verdade é o contrário. A alternativa mostra que a situação de clandestinidade do movimento estudantil muda com a Lei Suplicy, mas na verdade ela dificulta ainda mais a legalidade desses movimentos. É por isso que a alternativa está errada.
  • Mas durante o regime militar, o bipartidarismo que estava atuando (MDB e ARENA) ou tem mais alguma coisa? Alguém pode explicar, pfvr?!