-
Letra D
Apenas os itens I e II estão certos.
-
Baixa concorrência: se eu sou o único vendedor de arroz na cidade (monopólio), não preciso me preocupar muito com a qualidade do meu produto, afinal de contas a tendência é q os clientes continuem comprando de mim, já q sou o único fornecedor da região (imagina o esforço de ir em outra cidade "só" pra comprar arroz?!)
Foco na produtividade: dessa vez sou um feirante. Vendo frutas, principalmente mangas. Tenho vários pés de mangás no meu sítio imaginário. O ideal, pra quem curte uma mangá q não seja verde, é esperar ela cair do pé, ela tem q estar madura. No entanto, esperar as frutas ficarem maduras é mais demorado do q simplesmente arrancá-las do pé. Então, pra eu ter mais frutas para vender, ao invés de esperar elas ficarem maduras, eu as retiro do pé. Isso implica a perda de qualidade do meu produto: terei mais mangas para vender, mas o sabor delas não será tão bom quanto o das mangas maduras.
Esses fatores colocam em cheque a qualidade dos serviços/produtos, pelos motivos explanados.
Pq clientes exigentes não entra nessa? Se seu Zé só gosta da manga madura - e partindo do pressuposto de q ele conheça o q é uma manga madura -, ele ficará p#to com o fato de q eu não tenho mangas maduras e não irá comprar na minha banca, irá procurar outro q venda a q ele gosta. Eu, como vendedor, vou pensar "rapaz, seu Zé só compra manga madura, q tenha bom gosto. Acabei perdendo um cliente. Então não posso mais apanhar as frutas no pé". Esse meu pensamento fará com q na próxima vez eu só tenha mangas maduras. Logo, a qualidade do meu produto não será comprometida, pelo contrário, será melhorada
Textão, mas acho q consegui deixar claro.
Gabarito: D
Espero ter ajudado
-
errei na prova e errei agora de novo kkkrying
-
Atenção: O Cebraspe alterou o gabarito para letra B
-
ATENÇÃO COMENTÁRIO MAIS CURTIDO ESTÁ DESATUALIZADO!
NA PRESENTE DATA (07/06/2021) A BANCA ALTEROUO GABARITO DA QUESTÃO DE D PARA B.
Justificativa da banca:
"Os fatores que comprometem a qualidade do serviço ofertado não incluem baixa concorrência. "
Onde houver trevas que eu leve a LUZ!
-
entendi foi nada
-
Questão polêmica e que teve mudança de gabarito. Vamos por partes:
I. Errado.
No gabarito preliminar, a banca organizadora tinha avaliado a afirmação como correta, ou seja, afirmou que a baixa concorrência compromete (prejudica) a qualidade do serviço ofertado. É verdade que em mercados com menor competição (baixa concorrência) as empresas tendem a se esforçar menos na busca da qualidade. Entretanto, a banca, posteriormente, considerou o enunciado errado, sob uma justificativa genérica, vejamos:
“CEBRASPE: os fatores que comprometem a qualidade do serviço ofertado não incluem baixa concorrência”
Pois bem. O fato é que, embora os serviços de qualidade mais baixa sejam mais frequentes em mercados competitivos, não existe uma relação de causa e efeito entre baixa concorrência e prestação dos serviços ruim. Em outras palavras, não é a baixa concorrência que prejudica o serviço. Uma empresa, ainda que atue em um mercado pouco competitivo pode sim ter serviços de qualidade. Esse é o raciocínio que você deve considerar para provas.
II. Certo. Se existe falhas e erros na prestação dos serviços, naturalmente, isso culminará na redução da qualidade do serviço.
III. Errado. Os clientes muito exigentes não prejudicam a qualidade do serviço. Pelo contrário, em muitos casos, exigirão que a empresa se empenhe em melhorar a qualidade do serviço;
Gabarito: B
-
Não consigo entender essa questão! Se ela pede fatores que comprometem a qualidade do serviço o correto seria apenas o item 1:
I- Baixa Concorrência: Se apenas eu faço determinado serviço não preciso me preocupar tanto com a qualidade, visto que não há concorrência. Logo, isso compromete a qualidade.
II - Foco na produtividade: Isso pra mim tem mais haver com quantidade, com eficiência nos processos do que na qualidade.
-
CLIENTES MUITO EXIGENTES COMPROMETEM A QUALIDADE NOS SERVIÇOS.