-
●-A pobreza é a expressão DIRETA das relações sociais vigentes na sociedade e certamente não se reduz apenas e tão somente às privações materiais. Esta alcança o plano espiritual, moral e político dos indivíduos submetidos aos problemas da sobrevivência. ... Pobreza não pode ser definida apenas como carência.
●- O Serviço Social reconhece a Questão Social como elemento central na relação entre a profissão e a realidade.
-
GAB: D
A pobreza é expressão indireta das relações vigentes na sociedade, relações extremamente desiguais, em que convivem acumulação e miséria. Sendo assim, quanto mais os Assistentes Sociais forem capazes de explicar e compreender as lógicas que produzem a pobreza e a desigualdade, constitutivas do capitalismo, mais condições terão para intervir, para elaborar respostas profissionais qualificadas do ponto de vista teórico, político, ético e técnico. (A pobreza é expressão direta das relações vigentes na sociedade ...)
A questão social não pode ser considerada elemento central na relação entre profissão e realidade. (A questão social é considerada elemento central na relação entre profissão e realidade.)
As propostas neoliberais, em relação ao papel do Estado quanto à questão social, são propostas generalistas que não esvaziam e caracterizam os mecanismos institucionalizados de proteção social.
-
O conjunto de problemáticas sociais produzidas na ordem burguesa, como pobreza, miséria, desigualdades, violência etc. são exemplos de expressões da questão social que expõem diretamente as relações sociais antagônicas estabelecidas na sociedade de classes capitalista. Iamamoto (2001, p. 16 - 17) destaca que “a questão social expressa, portanto, disparidades econômicas, políticas e culturais das classes sociais, mediatizadas por relações de gênero, características étnico-raciais e formações regionais, colocando em causa as relações entre amplos segmentos da sociedade civil e o poder estatal”
Analisando as alternativas, temos que:
D – Correta.
A, B e C – Incorretas.
Gabarito: D
Referência:
IAMAMOTO, M. V. A questão social no capitalismo. Revista Temporalis – Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. Ano 2. Nº 3 (jan/jul.2001). Brasília: ABEPSS, Grafline, 2001.