SóProvas


ID
5211373
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Coronel Freitas - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Código de Ética Profissional de Serviço Social assegura como direito do Assistente Social:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:A

    A) Inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional. CERTO

    B) Participar de ações que atendam à população em situação de calamidade pública, na defesa de suas necessidades.(DEVER DO ASSISTENTE SOCIAL)

    C) Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no âmbito do exercício profissional. (DEVER DO ASSISTENTE SOCIAL)

    D) Exercer supervisão de aluno de Serviço Social em locais que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagiário. (É VEDADO AO ASSISTENTE SOCIAL)

    E) Participar exclusivamente nos processos de implantação e implementação de serviços e benefícios sociais. ERRO ESTÁ NO EXCLUSIVAMENTE)

    FONTE: CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS

    APROVADO EM 15 DE MARÇO DE 1993

  • A questão solicita conhecimento do Código de Ética do/a assistente social. Instituído pela Resolução CFESS nº 273 de 13 março 1993, o Código de Ética profissional traz três campos fundamentais – direitos, deveres e vedações.

    Analisando as alternativas, temos:

    A – Correta. A inviolabilidade do local de trabalho e respectivos arquivos e documentação, garantindo o sigilo profissional. De acordo com o “Art. 2º, alínea d”, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui um direito do/a assistente social.

    B – Incorreta. Participar de ações que atendam à população em situação de calamidade pública, na defesa de suas necessidades. De acordo com o “Art. 3º, alínea d”, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    C – Incorreta. Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no âmbito do exercício profissional. De acordo com o “Art. 3º, alínea b”, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui um dever do/a assistente social.

    D – Incorreta. Exercer supervisão de aluno de Serviço Social em locais que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagiário. De acordo com o “Art. 4º, alínea e”, do Código de Ética profissional, a alternativa constitui uma vedação ao assistente social: e - permitir ou exercer a supervisão de aluno/a de Serviço Social em Instituições Públicas ou Privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao/à aluno/a estagiário/a.

    E – Incorreta. Participar exclusivamente nos processos de implantação e implementação de serviços e benefícios sociais. De acordo com o “Art. 4º”, da Lei de Regulamentação nº 8.662, a alternativa constitui uma competência do/a assistente social: VI - planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais

    Gabarito: D