SóProvas


ID
52114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação a conceitos de informática e características de
sistemas operacionais, julgue os itens a seguir.

O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.

Alternativas
Comentários
  • O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS! Devido a separação de privilégios entre processos e respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas (como a de root), programas como vírus tornam-se inúteis pois tem sua ação limitada pelas restrições de acesso do sistema de arquivos e execução. fonte : http://www.linuxdicas.com.br/ch3-intro.htm
  • A afirmação que o Linux é mais seguro que o Windows porque não tem vírus é um tanto polêmica. Bom, isso é verdade porque as pessoas que criam os vírus de computador criam para que ele contamine o maior número de computadores possíveis. Como hoje o sistema operacional mais usado é disparado o Windows, os vírus são criados para ele.O Linux e o Apple MacOSX tem pouquíssimos vírus, comparado com o Windows é quase zero, apesar de opiniões contrárias. Se tivermos milhares de vírus para Windows contra dúzias de vírus para Linux, obviamente sabemos quem está mais vulnerável.(...) Fonte:http://www.boaglio.com/index.php/2008/09/08/o-linux-e-mais-seguro-que-o-windows-por-nao-ter-virus/Os vírus e o LinuxOs vírus são programas mal intencionados que fazem algo em sua máquina que você não gostaria que fizessem, sem seu conhecimento ou permissão. Após o vírus ser ativado, ele infectará outros arquivos/programas.A plataforma UNIX não é muito vulnerável a vírus, que são muito comuns nas demais plataformas como Windows (3.1, 95, 98, ME) e Macintosh, pois eles não trabalham com múltiplos usuários nem permissão de arquivos.O Linux tem definições claras sobre permissões de arquivos, usuários, grupos. Nele, um vírus pode afetar apenas o usuário que executou o programa, ao contrário de plataformas como o Windows, onde o que estiver sendo executado tem controle total sobre a máquina. Isso faz com que seja, na melhor das hipóteses, difícil o desenvolvimento de vírus pra Linux.(...)Fonte:http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Os-Virus-e-o-Linux/
  • O que o colega do primeiro comentário disse eu discordo
    "O LINUX NÃO É VULNERÁVEL A VÍRUS"
    Nenhum sistema operacional é 100% invulneravel a virus, mas ele é muito muito muito mais seguro que o windows de fato.
  • 22 O Linux é pouco vulnerável a vírus de computador devido à separação de privilégios entre processos, desde que sejam respeitadas as recomendações padrão de política de segurança e uso de contas privilegiadas.

    Gabarito oficial CERTO

    http://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/prova/arquivo_gabarito/346/cespe-2009-tcu-tecnico-de-controle-externo-area-administrativa-gabarito.pdf

  • Questão mal formulada, o linux é pouco vulnerável a vírus devido a uma serie de fatores entre eles um dos mais importantes é que ele é bem menos usado que o Windows. Não só pelo fato da separação de privilégios. Gabarito oficial (Certo)

  • #CERTA

  • GABARITO C!

    Outro motivo pelo Linux ser menos vulnerável à vírus se dá pelo fato de ter muito menos usuários utilizando-o.

  • quem já usou LINUX sabe que é necessário o uso da senha root para instalar programas ou alterar configurações e recursos sensíveis do sistema operacional, por mais simples que sejam, o que acaba criando uma camada de segurança extra contra os vírus.

  • Pessoal falando que o linux não é vulnerável a vírus. Mas gente, onde está escrito isso na questão?

    "O Linux é pouco vulnerável a vírus..."

  • Gabarito: Certo.

    Acredito que o comentário do colega Discípulo do Renato não foi pertinente nesta questão. O linux possui poucos usuários em comparação a qual sistema operacional? O próprio OS da MAC deriva do linux. Além disso, menos usuários em termos de linux não significa mais segurança. Desenvolvedores, hackers, crackers, a maioria sempre utilizou muito mais o linux do que o windows, mas isso não significa estar mais seguro ao lado do linux. A questão, como pontuada por outros colegas, é que o linux apresenta um controle de tarefas e recursos um pouco mais rigoroso em função da separação de privilégios.

    Bons estudos!

  • GABARITO CORRETO

    Gerenciamento de privilégios: Permite ao administrador do sistema definir políticas para acesso aos arquivos, diretórios e programas, dessa forma cada recurso tem dono com permissões de uso específicas, o que torna o Linux bastante seguro. Essas proteções são organizadas em três classes de privilégios: dono, grupo e outros usuários, composta por três níveis de permissões: leitura, escrita e execução.

    FONTE: Estratégia Concursos

    "Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço"

  • Acredito que a questão esteja desatualizada

    Realmente, nos anos 2000 o grande diferencial do uso dos S.O Linux era a baixa incidência de virus.

    todavia, com o avanço do uso, os virús foram se espalhando por demais tipos de estrutura.

    10 anos atras pouco se falava em vírus em celular, hoje já é uma realidade.

  • Um sistema operacional baseado em Linux , é pouco vulnerável, lembrando que nenhum sistema é invulnerável, a separação de privilégio entre os processos garante que por mais que uma praga virtual contamina o sistema, dificilmente irá se espalhar por ele, é recomendado o uso, apenas quando necessário, do super usuário (usuário ROOT) do sistema , respeitando o uso de contas privilegiadas.

    Fonte: Gran Cursos

  • POR TER DIVERSAS DISTRIBUIÇÕES SE TORNA MAIS DIFICIL PRA HACKERS E ETC .TER UMA PADRONIZAÇÃO E UMA POPULARIZAÇÃO COMO NO WINDOWS O TORNA MAIS VULNERÁVEL