SóProvas


ID
5212567
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

As migrações de saída e entrada tendo o Brasil como país de referência mostram a diversidade e a complexidade das migrações no século XXI. Enquanto país do Sul Global, o Brasil apresenta diversos movimentos migratórios na escala internacional. Assinale a opção correta relacionada às migrações internacionais que têm o Brasil como espaço de saída ou entrada de migrantes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Sul global é um termo utilizado em estudos pós-coloniais e transnacionais que pode referir-se tanto ao terceiro mundo como ao conjunto de países em desenvolvimento. Também pode incluir as regiões mais pobres (em geral ao sul) de países ricos (do norte).

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sul_global#cite_note-1

    Nunca tinha ouvido falar desse termo... Quando a alternativa "C" falou de países do Sul, imaginei países ao Sul do Brasil.

  • Até onde eu sei o Haiti não é um país do sul ou seja da América do Sul e sim da América Central

    Não entendi essa letra C.

  • Deve-se pensar que os países mencionados são sim do SUL. Essa divisão não é exata, como por exemplo dividir o globo pela linha do Equador, e sim pensando em países ricos e pobres. A Austrália está no sul e é considerada do norte.

  • QUESTÃO SEM GABARITO!!!!!!!

  • Achei estranho esse gabarito, devido que não há uma " atração " dos VENEZUELANOS, HAITIANOS e BOLIVIANOS. Esses vêm devido a problemas políticos e catástrofes, a exemplo do terremoto que matou diversos haitianos ( não me recordo à data ) e venezuelanos devido à crise política do então presidente Nicolás Maduro. Enfim, seguimos....

  • Gabarito: letra C

    A O isolamento secular do Brasil em relação à América Latina resultou na pouca presença de brasileiros nos países vizinhos. - INCORRETO. A presença maciça de brasileiros no Paraguai, a segunda maior comunidade de brasileiros no exterior (atrás apenas da comunidade brasileira nos EUA), torna o item incorreto.

    B A emigração de brasileiros revela equidade em relação às questões de gênero: em geral, há um equilíbrio na saída de homens e mulheres para outros países, principalmente do Norte Global. - INCORRETO. Não há equidade em relação ao gênero dos migrantes brasileiros no exterior. A grande maioria dos que optam por sair é formada por homens jovens, segundo dados do próprio IBGE.

    C - O Brasil é um destino de migração que atrai populações de países do sul, como o Haiti, a Venezuela, a Bolívia e uma pluralidade de fluxos provenientes da África. - CORRETO. O item empregou o termo "Sul" como referência ao "Sul Global". De fato, os fluxos migratórios com destino ao Brasil advém, sobretudo, destas regiões - comparativamente, o Brasil é uma área de atração para estas populações.

    D A entrada de estrangeiros no Brasil tem por destino final as cidades de fronteira ao longo do vasto território brasileiro: no geral, os migrantes estrangeiros buscam cidades do Sul e do Sudeste brasileiros próximas às fronteiras do país. - INCORRETO. As cidades de fronteira não são o destino preferencial dos migrantes. Muitos procuram os grandes centros urbanos da região Centro-Sul ou cidades médias com alto dinamismo econômico. As cidades fronteiriças possuem suas dinâmicas próprias de mobilidade com os chamados "residentes fronteiriços", categoria de migrante criada pela Lei de Migrações (Lei nº 13445/16).

    E As cidades médias nos estados do Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo têm se tornado atrativas para a entrada de migrantes estrangeiros no Brasil, pois oferecem empregos em larga escala tanto no setor de serviços quanto na agroindústria. - INCORRETO. O item poderia estar correto, mas é preciso se atentar para o fato de que os migrantes estrangeiros no Brasil não costumam ocupar empregos na lavoura ou na agroindustria, mas sim nos setores de serviços dos grandes centros urbanos. Ademais, ao mencionar o "oferecimento de empregos em larga escala" o item pode ser considerado incorreto, dado o atual quadro recessivo pelo qual passa a economia brasileira.

  • há duas divisões:

    1. em hemisférios, a mais conhecida entre nós ( norte -sul e leste e oeste)
    2. divisão socioeconômica, Na regionalização socioeconômica do espaço mundial, temos a classificação dos territórios com base no nível de desenvolvimento. ... Essa regionalização classifica os países em dois principais grupos: de um lado, os países do norte desenvolvido; de outro, os países do sul subdesenvolvido.

    que fique bem claro, na divisão por hemisférios a australia fica no sul. na divisão socioeconômica, a austrália faz parte dos paises do norte.

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre a migração no Brasil do século XXI buscamos a alternativa correta.

    A) Não há isolamento do Brasil em relação aos países vizinhos sendo grande o fluxo de brasileiros e cidadãos destes países migrando permanentemente de um país para o outro. 
    B) Migram muito mais homens jovens que mulheres.
    C) Todos são países de situação socioeconômica pior que a do Brasil o que justifica a migração deles para cá. Conta muito também nesse processo as relações que o Brasil mantém ou manteve com estes países como a missão brasileira no Haiti, a proximidade geográfica com a Venezuela e a Bolívia e as boas relações diplomáticas com países da África Ocidental.   
    D) A entrada em geral se dá pelas cidades fronteiriças, mas o destino costuma ser as grandes metrópoles do Centro-Sul.  
    E) Estas cidades possuem um mercado de trabalho relativamente fechado devido a pouca oferta de serviços e a alta mecanização da agroindústria que emprega bem pouco. 

    GABARITO DO PROFESSOR: C





  • Atualmente, o mundo é dividido entre Norte e Sul, de modo que no Norte encontram-se as nações desenvolvidas e, ao sul, encontram-se as nações subdesenvolvidas ou emergentes. Tal divisão também segue os ditames da Nova Ordem Mundial, em considerar preferencialmente os critérios econômicos em detrimento do poderio bélico.

    Observa-se que também nessa nova divisão do mundo não há uma total fidelidade aos critérios cartográficos, uma vez que alguns poucos países localizados ao sul pertencem ao “Norte” (como a Austrália) e alguns países do norte pertencem ao “Sul” (como a China).

  • Essa divisão Norte e Sul nada tem a ver com aspectos de Localização geográfica- Levam-se em conta critérios de desenvolvimento social e econômico.

    Países do Norte- Desenvolvidos

    Países do Sul- Subdesenvolvidos

    Por isso que o Haiti foi posto como País do sul, apesar de estar no Hemisfério NOrte.

    Outro Exemplo a Austrália, embora faça parte do HEMISFÉRIO SUL, nessa classificação de DESENVOLVIMENTO é classificada como um País do Norte.