SóProvas


ID
5212570
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Nas últimas décadas, a questão migratória no Brasil deixou de concentrar-se apenas no clássico movimento rural-urbano que, nos anos 50 e 60 do século XX, preocupou e mobilizou a maior parte dos estudos. As migrações inter-regional, intrarregional, internacional e as mobilidades pendular (commuting) e sazonal são cada vez mais reconhecidas como faces distintas desse fenômeno demográfico.

José Marcos Pinto da Cunha. Migração e urbanização no Brasil: alguns desafios metodológicos para análise. São Paulo em perspectiva, A, v. 19, n. 4, p. 3-20, out./dez. 2005 (com adaptações).

A respeito das migrações no Brasil, assinale a opção correta.  

Alternativas
Comentários
  • A)

    Creio que o erro dessa alternativa está em afirmar que foi estabelecido na primeira metade do século XX.

    Gabarito: E

  • As migrações inter-regionais são aquelas que ocorrem dentro do território nacional e entre as regiões geográficas. Na história do Brasil, as migrações dessa espécie estiveram e ainda estão relacionadas a ciclos econômicos, que atraem a população que busca conquistar melhorias econômicas e benefícios sociais

    Migração intrarregional, como o próprio nome sugere (“intra=entre região”) acontece quando as pessoas migram dentro de uma mesma região (movimento de imigrantes dentro de um próprio estado ou região, etc.)

    Os principais destinos da migração internacional são os países industrializados, entre eles estão: Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e as nações da União Europeia.

    O estudo do movimento pendular é um aspecto importante para a compreensão do processo de expansão urbana, metropolização, saturação dos centros urbanos, periferização e desconcentração produtiva.

    Migração sazonal: tipo de migração que se caracteriza por estar ligada às estações do ano. É uma migração temporária, onde o migrante sai de um determinado local, em determinado período do ano, e posteriormente volta, em outro período do ano

  • A letra E falou 1kg e não entendi 100 gramas .

  • Gabarito: letra E

    A - A existência de regiões de migração de saída como o Norte e o Nordeste e regiões de atração como o Sul e o Sudeste mantêm na atualidade uma estrutura de distribuição de população desigual pelo território, estabelecida na primeira metade do século XX. INCORRETO. Na atualidade, a lógica migratória que coloca o Nordeste brasileiro como região de "explusão" e o Sudeste, particularmente o Estado de SP, como região de "atração" deixou de imperar. O quadro atual é muito mais complexo, com a atração sendo exercida particularmente por cidades médias no próprio Sudeste a na região Centro-Oeste, na esteira da “desconcentração” concentrada que se operou no país a partir dos anos 90. Ademais, o Nordeste brasileiro, a despeito de não se tornar exatamente uma área de atração, passou a reter mais população, diminuindo dos fluxos migratórios de saída, e observou maiores fluxos de migração de retorno.

    B - O Brasil atual não é destino final das migrações internacionais, como foi em outros momentos de sua história. INCORRETO. A migração internacional ocorre no Brasil, que é um destino para certas populações africanas e latino-americanas. Há aproximadamente 800 mil estrangeiros vivendo no país, a maioria, considerando-se os que aqui habitam com intenção de permanência, oriunda do sul global.

    C- A migração no Brasil ainda mantém uma tendência de esvaziamento do campo e concentração em regiões metropolitanas e cidades médias. INCORRETO. Esta lógica de êxodo rural e crescente urbanização praticamente se completou no país com a consolidação de sua industrialização - processo que se deu a partir do crescimento das metrópoles do Centro-Sul (notadamente São Paulo), em franco processo de industrialização, e de esvaziamento demográfico das áreas de rugosidades (os chamados "espaços opacos" do Nordeste brasileiro). Na atualidade, porém, o que se nota é um fluxo de pessoas de determinadas áreas urbanas, também regiões de baixo dinamismo econômico, para outras que o contemplem.

    D- As migrações pendulares são características de metrópoles, sendo um fenômeno ainda não observado na escala das cidades médias e pequenas. INCORRETO. O florescimento de arranjos populacionais em torno de cidades médias, gerando fenômenos de conurbação mesmo em regiões ainda não consideradas metropolitanas, faz com que se observem fluxos de migração pendular nestas áreas. É o que apontam dados como os constantes do REGIC, por exemplo.

    E- Os movimentos populacionais se estabelecem sob diversas formas, intensidades e escalas no Brasil, desde a escala local até escalas que envolvem diferentes regiões e países. CORRETO. Em escala local, pode-se pensar nos próprios movimentos pendulares; em escala regional, o fluxo populacional ou migratório de uma cidade pequena ou do espaço rural para uma cidade média em ascensão; e, na escala global, nos fluxos migratórios de saída do Brasil para o Norte Global e de chegada de deslocados venezuelanos para o Brasil.

  • Para mim, dois gabaritos, B e E. Realmente o Brasil não é destino final para migrações internacionais, como JÁ FOI, mas ainda apresenta considerável fluxo de migrantes internacionais, principalmente de países do bloco sul.

    • O Brasil atual não é destino final para migrações internacionais = Isso tornou a alternativa errada, se existem pessoas que ficam aqui como destino final, pode ser 1 pessoa ou 1 milhão de pessoas, o Brasil É O DESTINO FINAL dessas pessoas, por isso questão errada.
  • lembrando que atualmente estamos vivenciando uma fase de migração de retorno, ou seja, as pessoas que migraram do campo para cidade em busca de melhores condições de vida, hoje, estão retornando para as suas origens.

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. O texto associado aborda as diferentes formas de migração e o enunciado busca a alternativa correta sobre o tema:

    A) Norte e Nordeste ainda são área de saída e Sul e Sudeste de atração, porém esta estrutura desigual consolidou-se na segunda metade do século XX e não na primeira. 
    B) A leis de migração brasileiras ainda não são tão restritivas quanto a de países centrais e as condições gerais de vida atraem migrantes de países cuja situação é ainda pior que a daqui. 
    C) As tendências atuais ainda são baseadas no censo de 2010 já que o de 2020 está atrasado, mas sabemos que o campo não está em processo de esvaziamento como foi na segunda metade do século XX, devido a riqueza gerada pelo agronegócio que incrementa o setor de serviços grande gerador de vagas de trabalho. Os fluxos atuais são em geral de cidades pequenas para cidades médias dentro do mesmo estado mais que para capitais grandes metrópoles. 
    D) Migração pendular ocorre quando trabalhadores precisam se deslocar grandes distâncias entre suas residências e locais de trabalho. Este tipo de migração também ocorre em cidades médias e pequenas, bastando que haja postos de trabalho numa e residentes dispostos a se deslocar na outra.  
    E) Migração de escala local seria representada pela migração pendular, em escala regional temos o deslocamento campo cidade média ou capital, em escala nacional temos haitianos e venezuelanos vindo para o Brasil e brasileiros indo em grandes quantidades para os Estados Unidos e mais recentemente para a Europa notadamente Portugal. 
    GABARITO DO PROFESSOR: E






  • fiz essa prova da APM e errei essa questão e agr errei novamente, mas em breve nao errarei mais !