O conceito de sustentabilidade e de desenvolvimento sustentável apareceu pela primeira vez, em 1987 na Comissão da Organização das Nações Unidas. Este termo foi desenvolvido pela comissão da ONU liderada pela ex-primeira ministra da Noruega Gro Harlem Brundtland, apresentada na publicação “Our Common Future", na década de 1980 . Nela sustentabilidade é definida como a capacidade de suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as suas próprias necessidades.
Historicamente, o homem pautou o desenvolvimento da sua economia na utilização da natureza como recurso disponível para o seu bem estar. Utilizando-se dos recursos naturais sem pensar no seu esgotamento ou no seu período de renovação. A atual sociedade de consumo extrai os recursos do planeta com o objetivo de lucro e atender ao consumo exagerado da população. Este modelo de desperdício levou a graves consequências, como: desmatamento, poluição ambiental e desigualdade social. O que nos leva a inferir que o homem não deve consumir o que quiser sem focar nas consequências que isso pode trazer ao planeta e as futuras gerações.
Para que isso ocorra à sociedade devem repensar os padrões de consumo desenfreados e o uso dos recursos naturais, principalmente aqueles de caráter não renovável.
Para responder esta questão precisa conhecer o conceito de sustentabilidade e acerca das ações que indivíduos e empresas necessitam para alcançar um desenvolvimento sustentável. As publicações do Partido Verde são bastante elucidativas.
I. CORRETA – Esta assertiva está correta, pois o conceito de sustentabilidade descreve como deve funcionar a relação humana com a natureza para atender as suas necessidades. Não se deve retirar da natureza algo que não seja necessário e ,quando feito deve ser oferecido algo em troca estabelecendo uma relação equilibrada com o meio ambiente para que os recursos não se esgotem.
II. INCORRETA – O desenvolvimento sustentável está diretamente relacionado à preservação do planeta para que as próximas gerações possam ter as suas próprias necessidades atendidas. O que torna esta assertiva incorreta é o fato do desenvolvimento sustentável não ter como objetivo atender as empresas e sim buscar meios para que haja o crescimento econômico sem devastar o meio ambiente.
III. CORRETA – Esta assertiva está correta, pois a sustentabilidade visa manter os recursos naturais, principalmente aqueles que não são renováveis. O objetivo da manutenção destes recursos é que as próximas gerações também tenham recursos para atender as suas necessidades e, condições de usufruir das descobertas tecnológicas e substitutivas.
IV. INCORRETA – Esta assertiva está incorreta, pois o modelo de agricultura mais difundido no país é o de monocultura. Elas não garantem uma política de alimentação diversificada e a longo prazo como a agricultura familiar. Além disso, a maior integração entre campos e cidades só é exemplo de sustentabilidade caso seja levado em consideração os transportes coletivos acessíveis e confortáveis a todos e que utilizem combustíveis renováveis.
A) INCORRETA - As assertivas II e IV estão incorretas.
B) INCORRETA - Apenas a assertiva I está correta e a assertiva III também.
C) CORRETA - As assertivas I e III estão corretamente justificadas.
D) INCORRETA - A assertiva II está incorreta e a assertiva III está correta.
Gabarito do Professor: Letra C.