SóProvas


ID
5213902
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2020 o mundo foi atacado por um vírus, o COVID19. Os sintomas podem variar de um resfriado até uma pneumonia severa. Assinale a alternativa que contém um dos sintomas mais comuns:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva D

    Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/ diarreia).

  • Sintomas mais Comuns, que podem estar presentes isoladamente ou em diferentes combinações.

    • Febre ou calafrios 
    • Tosse 
    • Falta de ar 
    • Fadiga 
    • Dores pelo corpo 
    • Dor de garganta 
    • Dor de Cabeça 
    • Coriza 
    • Diarréia
    • Náuseas 
    • Anosmia (ausência de olfato)

    Fonte: https://dasa.com.br/coronavirus#lp-pom-block-3150

  • Em 2020 o mundo foi atacado por um vírus, o COVID19. Os sintomas podem variar de um resfriado até uma pneumonia severa. Assinale a alternativa que contém um dos sintomas mais comuns:

    D) Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/ diarreia). [Gabarito]

    Sintomas Gastrointestinais ocorrem em 45% dos pacientes com Covid-19

    Falta de apetite, náusea, vômito e diarreia. Estudos desenvolvidos na China apontam que estes e outros sintomas gastrointestinais estão presentes em 45% dos pacientes diagnosticados com Covid-19. De forma mais rara, 5% dos casos, apenas estes tipos de sintoma são apresentados pelos infectados com o coronavírus.

    Segundo o médico gastroenterologista do Hospital Santa Lúcia, Bernardo Martins de Oliveira, a presença desses e outros sintomas, como diminuição ou perda do paladar e do olfato, além de dores abdominais, água na barriga e inflamação no pâncreas e/ou fígado, são indicativos de que o quadro do paciente é mais grave.

    “Enquanto a falta de apetite pode ser ocasionada pela inflamação aguda do organismo provocada pela Covid-19, náusea, vômito e diarreia ocorrem porque o coronavírus prefere atacar células que possuem um receptor de membrana chamado ECA2, que permite que o vírus entre nelas. E esse tipo de receptor está localizado em muitas células do trato digestivo (esôfago, estômago, intestino)”, explica o especialista.

    De acordo com ele, o uso de medicamentos para tratar outros sintomas da Covid-19 também pode ocasionar os sintomas gastrointestinais, já que as medicações podem agredir os órgãos do trato digestivo, causando, por exemplo, alterações na flora intestinal.

    [...]

    Link: http://www.santalucia.com.br/noticias/sintomas-gastrointestinais-ocorrem-em-45-dos-pacientes-com-covid-19/#:~:text=May%20de%202020-,Sintomas%20gastrointestinais%20ocorrem%20em%2045%25%20dos%20pacientes%20com%20Covid%2D19,pacientes%20diagnosticados%20com%20Covid%2D19.

    -------------------------------------------

    A COVID-19 afeta diferentes pessoas de diferentes maneiras. A maioria das pessoas infectadas apresentará sintomas leves a moderados da doença e não precisarão ser hospitalizadas.

    Sintomas mais comuns:

    febre

    tosse seca

    cansaço

    Sintomas menos comuns:

    dores e desconfortos

    dor de garganta

    diarreia

    conjuntivite

    dor de cabeça

    perda de paladar ou olfato

    erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

    Sintomas graves:

    dificuldade de respirar ou falta de ar

    dor ou pressão no peito

    perda de fala ou movimento

    Procure atendimento médico imediato se tiver sintomas graves. Sempre ligue antes de ir ao médico ou posto de saúde, clínicas ou hospitais.

    Pessoas saudáveis que apresentarem os sintomas leves devem acompanhar seus sintomas em casa.

    Em média, os sintomas aparecem após 5 ou 6 dias depois de ser infectado com o vírus. Porém, isso pode levar até 14 dias.

  • Pra início de conversa a questão deveria ser anulada pois diz que o nome do virus é COVID-19, sendo que o nome correto é SARS-COV-2.