SóProvas


ID
521569
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2006
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A ocupação predatória associada à expansão da fronteira agropecuária e acelerada pelo plantio da soja tem deflagrado, com a perda da cobertura vegetal, a diminuição da biodiversidade, a erosão do solo, a escassez e a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado. Segundo ambientalistas, o cerrado brasileiro corre o risco de se transformar em um deserto. A respeito desse assunto, analise as afirmações abaixo.
I Considerando-se que, em 2006, restem apenas 25% da cobertura vegetal original do cerrado e que, desse percentual, 3% sejam derrubados a cada ano, estima-se que, em 2030, o cerrado brasileiro se transformará em deserto.

II Sabe-se que a eventual extinção do bioma cerrado, dada a pobreza que o caracteriza, não causará impacto sistêmico no conjunto dos biomas brasileiros.

III A substituição de agrotóxicos por bioinseticidas reduz a contaminação dos recursos hídricos no bioma cerrado.
É correto o que se afirma

Alternativas
Comentários
  • Os principais impactos que assolam o bioma do Cerrado são a ocupação predatória (expansão da fronteira agropecuária), perda da cobertura vegetal e consequente perda de biodiversidade, erosão do solo, escassez e contaminação hídrica e do solo. A afirmação I não pode ser considerada correta, pois não é possível determinar a desertificação completa do bioma, afinal vários fatores são envolvidos nesse processo. A afirmação II é incorreta, pois a possível extinção do bioma Cerrado causaria sim grandes impactos sistêmicos no conjunto de biomas brasileiros. A afirmação III está correta, pois o uso de agrotóxicos nas plantações presentes em áreas desse bioma é o grande responsável pela contaminação hídrica e do solo. Logo, sua substituição por bioinseticidas (controle biológico de pragas) diminuiria tal impacto. Letra B correta.
     
  • Comentário da professora:

    Os principais impactos que assolam o bioma do Cerrado são a ocupação predatória (expansão da fronteira agropecuária), perda da cobertura vegetal e consequente perda de biodiversidade, erosão do solo, escassez e contaminação hídrica e do solo. A afirmação I não pode ser considerada correta, pois não é possível determinar a desertificação completa do bioma, afinal vários fatores são envolvidos nesse processo. A afirmação II é incorreta, pois a possível extinção do bioma Cerrado causaria sim grandes impactos sistêmicos no conjunto de biomas brasileiros. A afirmação III está correta, pois o uso de agrotóxicos nas plantações presentes em áreas desse bioma é o grande responsável pela contaminação hídrica e do solo. Logo, sua substituição por bioinseticidas (controle biológico de pragas) diminuiria tal impacto. Letra B correta.

     

  • Na verdade, o item I queria que você fizesse uma progressão aritmética para saber se derrubando 3% a cada ano (por 24 anos) você acabaria com o cerrado, o que não é verdade. Ainda sobraria.

    O ENEM gosta de interdisciplinaridade.

  • Achei que 3% de cerrado já era deserto mas já entendi agora.

  • Bioinseticidas → controle de insetos pragas a partir da aplicação racional de vírus, bactérias, fungos etc.

    Ex.: bactéria Bacillus thuringiensis para controle das lagartas-do-cartucho em plantações de soja, milho e algodão.

    Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/meio-ambiente-e-clima/2021/02/novo-bioinseticida-combate-pragas-nas-lavouras-de-soja-milho-e-algodao

    Gabarito : (B)

  • Era só ver que a II é a mais absurda e então ficaria entre duas alternativas pois eliminaria todas Que não tem II.