SóProvas


ID
5215930
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Atendimento Educacional Especializado – AEE para o aluno com deficiência auditiva/surdez, o professor especializado deverá atender as suas especificidades sempre em colaboração com o professor da escola comum, com os demais profissionais e com a família. Analise as afirmativas abaixo sobre algumas funções do professor especialista de AEE e marque verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial.
( )Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade.
( ) Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos.
( ) Estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Art. 13. São atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado:

    I – identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos, de acessibilidade e estratégias considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da Educação Especial;

    II – elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade;

    III – organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais;

    IV – acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola;

    V – estabelecer parcerias com as áreas intersetoriais na elaboração de estratégias e na disponibilização de recursos de acessibilidade;

    VI – orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno;

    VII – ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação;

    VIII – estabelecer articulação com os professores da sala de aula comum, visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

    Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4, de 2 de outubro de 2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

    Obs: A alternativa:

    Utilizar todas as formas de linguagens e expressões para estabelecer a melhor comunicação possível, falar as palavras bem articuladas de frente para o aluno em intensidade média, apoiar sua explicação em imagens ou objetos concretos.

    Este meio é utilizado no caso de alunos com deficiência auditiva que não utilizam a LIBRAS e que se comunicam, mesmo com dificuldades de expressão, pela linguagem oral.