SóProvas


ID
5217319
Banca
OMNI
Órgão
Prefeitura de São Bento do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Encilhamento (1889-1891), assinale a alternativa que melhor define seu conceito:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    O Encilhamento foi uma política econômica implementada por um diplomata e escritor, Rui Barbosa, no período conhecido como República Velha.

    Figura destacada na política, Rui Barbosa exerceu o cargo de Ministro da Fazenda durante o Governo Provisório (1889 a 1891) do Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente da República.

    Rui Barbosa, quando Ministro de Fazenda, visava transformar o Brasil num polo industrial. Para tanto, o objetivo da política do encilhamento, era o de estimular o crescimento econômico, incentivando à emissão de papel moeda, ao mesmo tempo que impulsionava a industrialização e modernização do país, por meio da expansão da agricultura e do comércio.

    No entanto, essa proposta provocou uma acelerada inflação, desvalorização da moeda nacional, aumento da dívida externa, boicote de empresas fantasmas (créditos livres sem fiscalizações), arrocho salarial, aumento do desemprego e juros, falências e especulação financeira, sobretudo na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, a partir de 1890, que ficou conhecida como a “crise do encilhamento”.

    Fonte: Toda Materia

  • Gabarito (B)

    Resumidamente...

    Encilhamento

    Objetivo:

    • Industrialização.

    Método:

    • Emissão monetária de bancos privados.

    Consequências:

    • Inflação;
    • Desvalorização;
    • Indústrias fantasmas.

    Bons estudos!

  • A ideia era o seguinte:

    Vamos dar crédito barato a classe média burguesa para desenvolver a indústria brasileira.

    Daí o pessoal pega o dinheiro do governo, abre uma falsa empresa no cartório e vende suas ações na bolsa de valores ocasionando uma bolha financeira, desvalorização da moeda e aumento da inflação.

    É isso o que dá tentar iniciar a industrialização de um país por meio da INICIATIVA PRIVADA.

    Vergas seguiu a agenda estratégica dos países mais ricos: todo início de industrialização de um país começa primeiramente pelas empresas ESTATAIS sendo o Estado, no primeiro momento, o único agente econômico capaz fornecer as bases industriais de uma economia.

    Gabarito B

  • A = GOVERNO DO DEODORO

    C = IMPLANTADA PELO RUI NO GOVERNO DO DEODORO

    D = PERÍODO DE INFLAÇÃO NÃO RECUPERAÇÃO

    GABARITO B

    O governo Deodoro enfrentou grande turbulência em função da política econômica conduzida pelo ministro da Fazenda, Rui Barbosa. A fim de estimular a industrialização do país, foi autorizada a emissão desenfreada de papel moeda e facilitado o crédito para investidores, mas os resultados obtidos foram exatamente o contrário do almejado. Para terem acesso aos recursos disponibilizados, muitos criaram empresas-fantasmas, ou seja, que só existiam mesmo no papel. Mesmo sem produzir absolutamente nada, essas empresas tinham suas ações compradas na Bolsa de Valores, contribuindo para que uma grave crise inflacionária assolasse o país. Como a especulação no mercado financeiro se tornou febre no período, muitos compararam os acionistas a apostadores em corridas de cavalos, o que tornou a política econômica conhecida como encilhamento – em referência à cilha utilizada para selar os animais.