Alternativa: 'd'
MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS
SÉCULO XVI AO XIV
Os principais fluxos migratórios desse período estão associados à colonização das Américas. Assim, o deslocamento de europeus e africanos (como mão de obra escrava) para as colônias americanas é bastante intenso nessa época.
SÉCULO XIX AO XX (DÉCADA DE 1950)
Durante o século XIX a Europa vinha passando por vários conflitos, sobretudo, causados pelo período de unificação, quando estava se formando os Estados nacionais. Após as unificações, houve também o período das duas guerras mundiais.
E se há conflito a tendencia é que a zona de guerra se torne repulsiva à população.
Para além disso, a população europeia se encontrava em um boom demográfico, ou seja, a população crescia muito, estava numerosa. Contudo, a alta falta de emprego, ocasionada, principalmente, pelos conflitos e afetou o status da explosão demográfica, que a população vinha passando, gerando mais um fator de deslocamento.
Os principais destinos que recorriam eram as colônias asiáticas e africanas (lembrem também que nesse período a Ásia e a África foram repartidas pelo imperialismo).
DÉCADA DE 1950 ATÉ 1970
Sabemos que com o final da Segunda Guerra Mundial veio a . Nesse período a Europa se encontrava e economicamente destruída. Logo, enfraquecida para controlar suas colônias. Tal fato favoreceu a independência das colônias.
Assim, temos um grande fluxo de retorno para a Europa.
DÉCADA DE 1970 ATÉ HOJE
Atualmente, um grande fluxo de migração internacional é a saída de pessoas dos países periféricos para os países centrais, em busca de melhores condições de vida, como oportunidades de emprego, educação, maior segurança e estabilidade.A migração sul-sul, entre os países periférico também é significativa e percebemos que os países emergentes polarizam tais fluxos. Conflitos locais, guerras civis, instabilidade política e financeira são fatores repulsivos. Exemplos:
– Bolívia, Venezuela para o Brasil
– Países da África central para a África do Sul
Por fim, temos a saída de pessoas qualificadas dos países periféricos para os centrais. Chamamos esse fluxo de fuga ou migração de cérebros, pois se trata de uma pequena parcela da população.
Fonte:https://www.proenem.com.br/blog/enem/migracoes-internacionais-e-novos-fluxos-migratorios/