SóProvas


ID
5218660
Banca
IDHTEC
Órgão
Prefeitura de Maragogi - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Caracteriza o liberalismo pós Revolução Francesa, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra E

    "Liberdade, Igualdade e Fraternidade"

    sobre o o lema dessa luta que marcou a história e que determinou as diretrizes do que hoje entendemos por justiça e democracia.

    bons estudos

  • A questão elaborada pela banca tem como tema a Revolução Francesa e todos seus desdobramentos socioeconômicos que mudaram a dinâmica francesa na época.

    Para responder a questão, o candidato precisa saber as causas e as consequências da Revolução Francesa e as características do Liberalismo que foi empregado após o ocorrido no país. Para isso, é necessário assinalar a alternativa que indique uma consequência que não aconteceu na Revolução Francesa.
    É importante ressaltar que a Revolução Francesa ocorreu entre 1789 e 1799 e marcou um ciclo revolucionário no país. Embora tenha tido um caráter burguês, a revolução contou com um grande apoio e participação popular, que indignada agiu com firmeza para conter a situação precária que o país vivia, derrubando o absolutismo no país e marcando uma nova era política dentro da França.
    Essa revolução foi um dos grandes marcos na história da humanidade uma vez que deu início para a universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
    Feita essa análise prévia, vamos a análise das alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois o sucesso da Revolução Francesa que gerou muitas mudanças sociais no país, ainda deu origem à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que tem como princípios basilares a liberdade individual do homem, conforme citado nos Artigos 1 e 3:
    Artigo 1 - Todos os seres humanos nascem livres e igual em dignidade e direitos. São dotados de razão de consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
    Artigo 3 - Todo ser humano tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal

    Como a afirmação está correta, a Letra A não se constitui como gabarito da questão.

    Letra B - Incorreta, pois com a deposição do Rei absolutista Luís XVI, girondinos e jacobinos que estavam a frente da revolução promoveram uma nova Constituição Francesa em 1791, transformando a França em uma monarquia constitucional, criando uma série de leis no país. Portanto, houve sim um Estado Constitucional na França após a Revolução. Como a afirmação está correta, a Letra B não se constitui como gabarito da questão.
    Letra C - Incorreta, pois com o fim do Absolutismo no país causado pela Revolução, uma nova constituição francesa foi criada e tinha como uma das mudanças o voto censitário no processo de escolha do rei, dando início à participação do cidadão na dinâmica política do país. Como a afirmação está correta, a Letra C não se configura como gabarito da questão.
    Letra D - Incorreta, pois a Revolução Francesa que foi organizada pelos burgueses - representados pelos girondinos - tinha como objetivo acabar com a forte intervenção dos regimes absolutistas na economia do país, e garantir uma maior liberdade econômica. Com o fim desse modelo do governo na França, e com a Revolução bem sucedida, muitos burgueses aprovaram várias medidas de seus interesses que favorecessem a liberdade econômica no país. Como a asserção está correta, a Letra C não se configura como gabarito da questão.
    Letra E - Correta, pois embora a Revolução tivesse êxito no sentido de fomentar a liberdade econômica, os meios de produção por sociedade privada não foi uma consequência direta do ciclo revolucionário que ocorreu no país. Essa discussão ganha maior destaque com os estudos de Karl Marx que ocorreram algumas décadas depois. Como a afirmação está incorreta, a Letra E é nossa alternativa correta.
    Gabarito do Professor: Letra E.