A questão tem como tema os estudos de Milton Santos sobre o tema Globalização no mundo, em que temos cinco asserções, nas quais devemos apontar quais delas foram citadas pelo autor.
Vamos então as citações contidas no enunciado:
I - "O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas".
A afirmação é sim de Milton Santos, nela o autor reforça os territórios continuam estáticos e distantes, entretanto, o processo de Globalização muda a vida das pessoas que são influenciadas em seus costumes por ideias e práticas realizadas por qualquer parte do mundo. Por isso a afirmação "Quem se globaliza mesmo são as pessoas".
II - "Cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente".
A frase também é de Milton Santos em sua obra "A natureza do espaço: técnica, e tempo, razão e emoção", o autor reforça que embora a Globalização promova um processo de homogeneização da cultura global, muitos lugares e regiões resistem a padronização imposta nesse processo, se diferenciando a partir de suas culturas, ritos e práticas socioespaciais.
III - "O espaço é a matéria trabalhada por excelência. Nenhum dos objetos sociais têm tanto domínio sobre o homem, nem está presente de tal forma no cotidiano dos indivíduos".
Essa citação também é citada por Milton Santos em 1978, em seu livro "Por uma Geografia nova", em que o autor reforça o espaço geográfico é transformando constantemente pelo homem a partir de seus interesses, e que esses objetos sociais (como casas, pontes, edifícios, terrenos cultivados) não está complemente inserido em nossos cotidianos, uma vez que muitos deles atendem ao interesse dos capital.
IV - "A materialidade que o mundo da globalização está recriando permite um uso radicalmente diferente daquele que era o da base material da industrialização e do imperialismo".
Essa citação também é do autor, que reforça que a Globalização - embora tenha traços da industrialização e do imperialismo -, traz uma nova dinâmica ao mundo atual, uma vez que ele integra - de maneira desigual - todos os países do mundo, algo que na época da Industrialização e do Imperialismo não existia, uma vez que os países mais poderosos se apropriavam de colônias para acumularem riquezas e capitais, impedindo o desenvolvimento de nações periféricas.
V - “Os tempos são 'líquidos' porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser 'sólido'."
Essa frase é do filósofo Zygmunt Bauman, que criticava a fluidez das relações sociais mediadas pela tecnologia.
Como as afirmações pertencentes aos estudos de Milton Santos são I, II, III e IV, a alternativa correta é a Letra E.
Gabarito do Professor: Letra E.
GAB-E
Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
I- "O espaço se globaliza, mas não é mundial como um todo senão como metáfora. Todos os lugares são mundiais, mas não há um espaço mundial. Quem se globaliza mesmo são as pessoas".
II- "Cada lugar é, ao mesmo tempo, objeto de uma razão global e de uma razão local, convivendo dialeticamente".
III- "O espaço é a matéria trabalhada por excelência. Nenhum dos objetos sociais têm tanto domínio sobre o homem, nem está presente de tal forma no cotidiano dos indivíduos".
IV- "A materialidade que o mundo da globalização está recriando permite um uso radicalmente diferente daquele que era o da base material da industrialização e do imperialismo".
ESTUDE, ENQUANTO MUITOS TE BLOQUEIAM E PARAM DE SEGUIR. POIS NÃO CONSEGUEM TE ACOMPANHAR!!!