A GUERRA DO CONTESTADO (outubro de 1912 a agosto de 1916) foi um conflito armado que aconteceu nos estados de SANTA CATARINA e PARANÁ. Os impasses foram causados por disputas de terra entre os dois estados, motivo pelo qual o conflito ficou conhecido como Contestado.
A Guerra do Contestado envolveu:
Posseiros e pequenos proprietários de terras, de um lado; e
Representantes dos poderes estadual e federal brasileiro, de outro.
Localizada entre os estados do Paraná e Santa Catarina, a região do Contestado foi marcada por disputas em razão da presença de uma rica floresta e uma grande região dedicada à plantação de erva-mate.
Resposta: B
Gabarito: letra B.
Iniciada em outubro de 1912 na região Sul do país, a guerra do Contestado foi um conflito armado que opôs forças do governo (federal e estadual) e sertanejos que viviam na região disputada pelos estados de Santa Catarina e do Paraná. Estendeu-se por quatro anos, até 1916, e estima-se que tenha deixado mais de 10 mil mortos.
Fonte: https://cpdoc.fgv.br/contestado
.
A Guerra do Contestado foi um dos movimentos populares rurais do Brasil que tiveram caráter messiânico. Ocorrido na região de fronteira entre os estados de Santa Catarina e Paraná, entre 1912 e 1916, a guerra civil opôs trabalhadores sem-terra e tropas do governo federal.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/guerra-contestado-messianismo.htm