SóProvas


ID
5221138
Banca
Quadrix
Órgão
CREFITO-13ª Região(MS)
Ano
2021
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os gráficos são representações geométricas de um conjunto de dados. Eles são usados para facilitar a compreensão das informações apresentadas nesse conjunto. O organograma é um gráfico que representa as partes de uma organização, que pode ser um órgão, uma associação ou uma empresa. O organograma que não foca a hierarquização dos cargos da empresa, mas sim as funções, as tarefas e as atividades relacionadas com cada parte, é conhecido como organograma

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Organograma Linear representa a relação entre os cargos e a execução das suas respectivas tarefas. A sua estrutura pode ser mais complexa, em razão da variedade de rotinas existentes dentro da empresa. Tem formato em linha, como o próprio nome sugere e está sendo muito usado em empresas mais modernas como as startups.

  • Organograma Clássico ou Vertical

    Geralmente este é o modelo de organograma mais conhecido, utilizado e tradicional para representar as posições hierárquicas dentro das empresas. Em seu formato possui as caixas de cargos distribuídos por grau de importância, do topo até a base. Nele são apresentadas informações relacionadas a hierarquias e suas funções, fluxo de comunicação entre os cargos e estrutura de atividades de cada setor.

    A saber, as vantagens do vertical são de possibilitar maior clareza na hierarquia e na definição de funções, melhora a compreensão do fluxo de trabalho, contribui para plano de carreira, facilita a gestão e capacitação.

    Circular ou Radial

    É um modelo de organograma considerado mais moderno, as informações setorizadas estão num gráfico circular, cada área, cargo e função são separadas por cores específicas. Sendo que os responsáveis ficam no centro e os demais ao redor.

    A principal característica do circular não é relacionada a representar hierarquia. E sim, para quem deseja ressaltar o trabalho em equipe, a unicidade entre as divisões e proximidade das áreas. Dessa forma, se este é o objetivo da sua empresa esta com certeza é a melhor representação. Além disso, demonstra a capacidade decisória do líder, por isso ele fica no centro.

    Gabarito B

  • Continuação

    Organograma Matricial

    Modelo muito útil para representar estruturas temporárias, que serão formadas por uma ou mais unidade de trabalho e que atuarão juntas no projeto. Também é utilizada por consultores para ilustrar parte de um trabalho. Costuma ser bastante utilizado pelas empresas por conta da sua flexibilidade e adaptação para execução de tarefas.

    Dentre suas vantagens estão a ligação entre os departamentos, auxilia no controle de resultados, proporciona um quadro flexível, colabora para o ambiente ter mais fluidez, todos funcionários podem participar das tomadas de decisões.

    Organograma Funcional

    Muito utilizado atualmente e bem semelhante ao vertical, porém esse modelo de organograma, representa as relações funcionais e não hierárquicas. É o mais racional de todos os modelos.

    Desse modo seus benefícios são permitir que todos conheçam a estrutura organizacional da empresa, colabora e facilita o trabalho em equipe, mais flexibilidade na execução das atividades, processos mais estruturados e informações centralizadas.

    Organograma Em Barras

    Considerado um modelo de organograma menos popular entre as empresas, por meio dele cada coluna é elaborada dentro de um retângulo posicionado na vertical e conforme a hierarquia.  Quanto mais elevado for o nível hierárquico do cargo, maior será a barra a ele destinada.

    Não costuma ser muito usado pelas empresas, pois não é possível fazer a ligação entre os cargos. Porém é considerado de fácil compreensão já que as informações são entrepostas de forma direta.

    Entretanto, ela possui benefícios como por exemplo auxiliar no momento que precisar reportar problemas e na identificação de responsabilidades. Assim também, permite melhor compreensão como já citado e ainda pode ser aproveitado como ferramenta estratégica.

    gabarito B

  • Tipos e modelos de organogramas

    Existem diversos tipos e modelos gráficos de organogramas, pois não existe uma padronização formal. O que se segue são regras e técnicas que auxiliam a construção mais correta, de acordo com a organização/estrutura analisada.

    Os organogramas mais comuns são:

    ✓ Estrutural

    ✓ Circular ou setorial

    ✓ Radial ou solar

    ✓ Linear de responsabilidade

    ✓ Informativo

    Organograma Estrutural

    No organograma estrutural a responsabilidade e a autoridade são claras. É o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento dos componentes da estrutura, principalmente a departamentalização de uma empresa.

    Pode ser Vertical ou Horizontal:

    1. Vertical - (também chamado de clássico). É o mais usado para representar claramente a hierarquia na empresa;

    2. Horizontal. Também é criado com base na hierarquia da empresa, mas tem essa característica amenizada pelo fato do cargo mais baixo na hierarquia não estar numa posição abaixo dos outros (o que pode ser interpretado como discriminação, ou que ele tem menos importância), mas ao lado.

    Organograma Circular ou Setorial

    São elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.

    Organograma Radial ou Solar

    Procura representar a estrutura formal, usando em sua configuração a filosofia do sistema solar. Desse modo, a autoridade máxima localiza-se no círculo posicionado na parte central do gráfico, equivalendo à posição do sol; os departamentos ocupam as posições correspondentes às dos planetas; as divisões e setores ou seções fazem correspondência com os satélites e subsatélites, aparecendo muitas vezes dentro dessas ramificações os órgãos menores, o que complica sobrepondo a compreensão do gráfico.

    Organograma Linear de Responsabilidade

    Possui um diferencial em relação aos demais organogramas, pois sua preocupação não é representar o posicionamento hierárquico, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento de Estrutura Organizacional, sendo mais especificamente cobrado o organograma.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    Primeiramente, é imperioso ressaltar que a estrutura organizacional está relacionada com a função organização do processo administrativo.


    Chiavenato (2018) versa que “a estrutura organizacional é a maneira pela qual as atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas". (Chiavenato, 2018, pág. 505).


    Neste contexto, tem-se o estabelecimento de modo formal da estrutura organizacional, que pode ser visualizada por meio de organograma, o qual é a representação gráfica da estrutura organizacional.


    Os organogramas de organização podem apresentar maior ou menor riqueza de detalhes. São tipos de gráficos de organização: organograma hierárquico, organograma funcional, organograma de relacionamento, organograma linear de responsabilidade.


    Nesta esteira, o organograma linear tem o formato de linha, ao contrário do organograma clássico em que possuía um formato de pirâmide. No organograma linear todos ocupam a mesma linha, ou seja, para a organização que adota este tipo de organograma, todos os colaboradores tem o mesmo valor. Além disso, é uma representação gráfica que gera mais proximidade e aproxima as relações entre os colaboradores.


    Deste modo, o foco do organograma linear não é representar o grau hierárquico de cada membro da organização, mas estabelecer as diversas atividades e tarefas a serem desenvolvidas pelos colaboradores.


    Nessa esteira, um organograma linear estabelece nas linhas as atribuições e nas colunas, os responsáveis. Deste modo, esse organograma é mais completo, porém é mais complexo de ser criado. 


    Como principais vantagens deste tipo de organograma, podemos destacar que facilita a identificação de responsabilidade, proporciona a integração entre os cargos, atrair as novas gerações e desenvolvimento em rede.

    A imagem a seguir demonstra um exemplo de organograma linear.



    Fonte: Organograma Linear / Imagem retirada de Pinterest.


    Ante o exposto, a alternativa correta é a letra B, dado que o organograma que não foca a hierarquização dos cargos da empresa, mas sim as funções, as tarefas e as atividades relacionadas com cada parte, é conhecido como organograma linear.



    Gabarito do Professor: Letra B.