SóProvas


ID
522133
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

São Paulo, 18 de agosto de 1929.

Carlos [Drummond de Andrade],

Achei graça e gozei com o seu entusiasmo pela candidatura Getúlio Vargas – João Pessoa. É. Mas veja como estamos... trocados. Esse entusiasmo devia ser meu e sou eu que conservo o ceticismo que deveria ser de você. (...).
Eu... eu contemplo numa torcida apenas simpática a candidatura Getúlio Vargas, que antes desejara tanto. Mas pra mim, presentemente, essa candidatura (única aceitável, está claro) fica manchada por essas pazes fragílimas de governistas mineiros, gaúchos, paraibanos (...), com democráticos paulistas (que pararam de atacar o Bernardes) e oposicionistas cariocas e gaúchos. Tudo isso não me entristece. Continuo reconhecendo a existência de males necessários, porém me afasta do meu país e da candidatura Getúlio Vargas. Repito: única aceitável.

Mário [de Andrade]

Renato Lemos. Bem traçadas linhas: a história do Brasil em cartas pessoais. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2004, p. 305.

Acerca da crise política ocorrida em fins da Primeira República, a carta do paulista Mário de Andrade ao mineiro Carlos Drummond de Andrade revela

Alternativas
Comentários
  • A pergunta está localizada, como a entrada da questão o diz, no ano de 1930, quando da eleição presidencial , para a qual a Aliança Liberal apresenta a candidatura de Vargas- João Pessoa.  A análise do processo histórico que então se desenrolou apresenta várias facetas e há temáticas acerca da época bastante controversas.
                    Há, porém , razoável consenso acerca do entendimento do movimento de 1930 como não –revolucionário. Acreca deste tema os trabalhos de Bóris Fausto são bastante conhecidos . Aliás, a obra de B. Fausto História Concisa do Brasil é bibliografia base para o estudo de História do Brasil
                    No entanto, a questão em pauta não suscita dúvidas nem permite interpretação dupla . Ela é genérica e os detalhes necessários para respondê-las corretamente são apresentadas no texto.Na verdade acredito que a resposta está muito mais pautada em análise de discurso do que propriamente em análise de conteúdo histórico.
                    Nas opções estão sublinhados as informações incorretas, permitindo-nos chegar à conclusão que a resposta correta é a opção de letra A.
  • Será que eu fuia única que não entendi quem escreveu, se foi o nome de cima ou o de baixo e a opinião do Mário de Andrade que não ficou clara?

  • Então Thaise, numa carta (assim como num e-mail) o primeiro nome é para quem você está enviando, com quem você quer falar e no final você coloca o seu nome(e uma saudação final se achar necessário). A opinião dele está de forma que se pode entender, mas com uma linguagem mais antiga e por isso pode confundir um pouco.

     Ele (Mário) diz que está um pouco descontente com as "coligações partidárias" do Getúlio , por conta lá dos mineiros,paulistas e todos mais, pois parece ser uma paz bem frágil, uns acordos meio "mais ou menos". Entretanto, ele diz que o Getúlio seria um "mau necessário" já que seria a melhor opção de governo. E diz também que o Carlos Drummond que não era fã do Getúlio, mas depois dos ocorridos ele ficou mais simpático com a ideia dele governar, e o Mário já não tá tão mais feliz quanto era antes pela candidatura do Getúlio. 

     

    Espero que tenha ajudado!