SóProvas


ID
5221339
Banca
Quadrix
Órgão
CRC-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O capital de terceiros, como, por exemplo, o empréstimo, é um recurso externo que as empresas buscam para financiar suas atividades. Na contabilidade, o capital de terceiros é formado por todo o passivo exigível. Esse valor constitui a obrigação adquirida por meio de contratos a crédito, que é reembolsada aos credores depois de um tempo. Alguns exemplos de passivos que formam o capital de terceiros, além dos empréstimos, são os financiamentos e as dívidas a fornecedores. O capital que a empresa financia por meio de terceiros é diferente do capital próprio, em que ocorrem entradas de capital por meio de sócios ou acionistas. Ao iniciar uma empresa, o primeiro investimento feito pelos sócios é conhecido como capital social e é este que constitui o patrimônio líquido inicial. A partir disso, conforme aparecem mais investimentos por parte dos sócios ou acionistas, passa a existir um aumento de capital próprio. Já o capital de terceiros é uma outra maneira da qual os administradores dispõem, por meio dos recursos externos, sem envolver novos sócios e com dívidas a serem pagas até um certo prazo, para buscar capital para investir. Os recursos aplicados no ativo de uma instituição são provenientes do capital de terceiros e do patrimônio líquido. Contudo, para que haja vantagem na utilização do capital de terceiros, é necessário que os ganhos a serem obtidos superem os encargos financeiros incorridos. A forma mais usual de se avaliar se há ou não ganhos, em relação ao emprego do capital de terceiros, é por meio do quociente denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da Banca: D

    Gabarito proposto: A

    Creio que o gabarito esteja trocado. A composição do endividamento indica a participação das dívidas de curto prazo em relação ao endividamento total, assim não tem relação com a questão. Já o grau de alavancagem financeira consiste em aumentar o retorno para o acionista, nos casos em que a rentabilidade da empresa seja maior que o custo de empréstimos de terceiros, sendo utilizado portanto para avaliar se avaliar se há ou não ganhos, em relação ao emprego do capital de terceiros. Assim creio que a resposta correta é a letra A.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • A) O Grau de Alavancagem Financeira (GAF) indica a influência que os acionistas estão recebendo pela participação dos recursos nos negócios da empresa. A expressão “alavancagem financeira” significa o que a empresa consegue alavancar, ou seja, aumentar o lucro líquido por meio da estrutura de financiamento. Trata-se, portanto, do efeito da estrutura de financiamento no lucro dos acionistas:

    GAF = Rentabilidade dos Capitais Próprios/Rentabilidade da empresa

    B) O Grau de Alavancagem Operacional (GAO) está ligado à variação percentual nos lucros operacionais, relacionada com determinada variação percentual no volume de vendas (relação entre nível de produção/vendas e lucro). A expressão “alavancagem operacional” significa o quanto a empresa consegue aumentar o lucro por meio da atividade operacional, basicamente, em função do aumento da margem de contribuição (diferença entre receitas e custos variáveis) e manutenção de custos fixos:

    GAO = Variação % Lucros/Variação % Vendas

    C) Retorno sobre o Capital Próprio = Lucro Líquido/PL. Esse índice avalia a rentabilidade dos investimentos dos sócios ou acionistas de uma empresa, além de ser utilizado na avaliação da possibilidade de a empresa buscar recursos de terceiros ou próprios. Assim, se o índice for maior do que a taxa de juros praticada no mercado, então será vantajoso buscar recursos externos.

    D) A composição do endividamento indica a participação das dívidas de curto prazo em relação ao endividamento total.

    Composição do Endividamento = PC/Exigível Total (PC + PÑC - RD)

    E) O Retorno Geral ou Rentabilidade do Ativo indica o percentual de lucro líquido tomado em relação ao Ativo Total Médio. É uma medida do potencial de geração de lucro por parte da empresa. O retorno geral é obtido da seguinte forma:

    Retorno Geral = Margem Geral x Giro Geral

  • A questão exige o conhecimento de alguns indicadores aplicados na análise das demonstrações contábeis.

    Temos que entender bem o conceito de cada um deles, bem como a fórmula para não errarmos a questão.

    Vamos analisar as assertivas:

    A) Errada. O grau de alavancagem financeira leva em conta a presença de capital de terceiros na estrutura de capital da empresa, podendo ser obtido pela divisão do LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda) pelo LAIR (Lucro Antes do Imposto de Renda).

    GAF = LAJIR / LAIR

    B) Errada. O grau de alavancagem operacional mede a distância que a empresa está do Ponto de Equilíbrio e a variação no lucro em razão de uma variação nas vendas.

    GAO = variação percentual no lucro operacional / variação percentual nas vendas

    C) Errada. O retorno sobre o capital próprio (ROE) é um indicador de rentabilidade que serve para determinar o quão eficiente é uma empresa na geração de lucro a partir dos seus recursos.

    ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

    D) Certa. A composição do endividamento é um indicador que mostra a relação entre a dívida de curto prazo e a dívida total de uma companhia.

    Composição de Endividamento = Passivo Circulante / PC + Passivo Não Circulante

    E) Errada. A rentabilidade do ativo é um  indicador que apresenta como a empresa é rentável em relação ao seu total de ativos, o ROA fornece uma visão de quão eficiente é a gestão da empresa na utilização de seus ativos para gerar ganhos.

    ROA = Lucro Líquido / Ativo total


    Gabarito do Professor: Letra D.