SóProvas


ID
5221639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBGE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A divisão urbano-regional do Brasil proposta pelo IBGE (2013) apresenta três níveis escalares de articulação urbana do território brasileiro: as regiões ampliadas, as regiões intermediárias e as regiões imediatas. A respeito dessa divisão urbano-regional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Se vc acertou essa, parabéns, vc é anormal.

    Gab. C

  • Nunca nem vi !

  • 83%+ de erro, essa tem potencial.

  • As regiões geográficas imediatas são agrupamentos de  que têm como principal referência a rede urbana e possuem um centro urbano local como base, mediante a análise do IBGE. Para sua elaboração foram levadas em consideração a conexão de cidades próximas através de relações de dependência e deslocamento da população em busca de bens, prestação de serviços e trabalho.

    As regiões intermediárias, por sua vez, são agrupamentos de regiões imediatas que são articuladas através da influência de uma ,  ou  representativo dentro do conjunto.

    "Regiões Ampliadas de Articulação Urbana" – são 14 no país, “que possuem o mérito de revelar no território nacional o protagonismo da geografia traçada pelos fluxos socioeconômicos no processo contínuo de estruturação do território nacional”.

    As cidades polo destas 14 regiões são: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Brasília (DF), Belém (PA), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Cuibá (MS).

  • "Deleita-te no senhor e o desejo do seu coração será estabelecido". salmos 37:4.

  • PERDI 5 MINUTOS NA QUESTÃO, MAS ACERTEI. KKKK QUESTÃO MUITO BOA!

  • Já resumi a questão toda e ainda não consegui entender

  • Uma pergunta dessa pra atender telefone?? kkkk

  • A) divisão urbano-regional do Brasil leva em conta a distribuição das metrópoles por cada estado e a quantidade de população concentrada nessas aglomerações urbanas.

    Aqui já vemos o erro.

    Todas as regiões identificadas são formadas a partir de uma cidade que comanda a sua região, estabelecendo relacionamentos entre agentes e empresas nos respectivos territórios.

    B) O Brasil apresenta uma divisão urbano-regional pouco articulada em nível federativo e econômico, pois a economia nacional apresenta níveis diferenciados de desenvolvimento e articulação entre sistemas urbanos sem a necessária complementaridade socioeconômica.

    Não é pouco articulada.

    A Divisão Urbano-Regional constitui uma contribuição do IBGE à análise da dinâmica territorial brasileira, fornecendo uma visão regional do Brasil a partir dos fluxos articulados por sua rede urbana.

  • C) As regiões ampliadas de articulação urbana são constituídas por 14 sistemas urbanos-regionais que têm o protagonismo dos fluxos socioeconômicos no processo contínuo de estruturação do território nacional.

    Se você souber que essa divisão feita pelo IBGE leva em consideração a Região e não cada estado vc mata a questão.

    D) As regiões imediatas de articulação urbana correspondem aos sistemas urbano-regionais que refletem a acessibilidade e a capacidade de atender a demanda de produtos e serviços em escala nacional.

    Primeiro nível de articulação é o de "Regiões Ampliadas de Articulação Urbana" – são 14 no país.

    O segundo nível identifica 161 "Regiões Intermediárias de Articulação Urbana", que são resultado da subdivisão das regiões ampliadas e que possuem como traço característico “a capacidade de polarizar um número grande de municípios no atendimento a bens”

    Em terceiro nível aparecem 482 "Regiões Imediatas de Articulação Urbana" – áreas que refletem o deslocamento da população em busca de serviços cotidianos corriqueiros, como advocacia, contabilidade, oftalmologia, ortopedia e busca de bens como geladeiras, televisões e automóveis, dentre outros.

    E) As regiões intermediárias de articulação urbana correspondem aos sistemas urbanos formados por municípios que integram nós logísticos, ou seja, a confluência de diversos tipos de modais de transporte regional.

    Não tem essa relação.

    https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15777-divisao-urbano-regional.html?=&t=o-que-e

    http://g1.globo.com/brasil/noticia/2013/06/ibge-identifica-14-grandes-regioes-de-articulacao-urbana-no-pais.html

  • A questão solicitada para o candidato tem como tema a divisão urbano-regional proposta pelo IBGE em 2013.

    Para responder a questão, é importante que o candidato conheça essa regionalização proposta pelo órgão governamental, entender seus critérios e características e compreender a hierarquia urbana que envolve o território brasileiro.

    A Divisão Urbano-Regional do Brasil faz uma delimitação de 14 regiões ampliadas de articulação urbana que identifica as principais metrópoles que exercem influência regional no país. Além disso, essa divisão delimita 161 regiões intermediárias que se baseou no oferecimento e busca de bens e serviços de alta complexidade, e por fim, houve a determinação de 482 regiões imediatas de articulação urbana que foram estabelecidas pela área vivida pela população e seu deslocamento diário.
    Feita a explicação prévia da questão, vamos a análise das alternativas:

    Letra A - Incorreta, pois conforme já explicado essa Divisão Urbano-Regional leva em conta três critérios: a influência regional de cada metrópole, a busca por bens e serviços de alta complexidade e a articulação urbana vivida pela população e seu deslocamento diário. Ou seja, não há nenhum critério demográfico ou quantitativo da população existente nas metrópoles. 
    Letra B - Incorreta, pois se considerarmos a integração proposta pelo IBGE, temos uma alta articulação federativa e econômica, mas respeitando as hierarquias urbanas existentes no país. Além disso, essa regionalização elaborada reforça que os limites do município não estão restritos às divisas estaduais, o que demonstra uma forte integração econômica entre diversos estados e regiões brasileiras. 
    Letra C - Correta, pois a regionalização delimita 14 sistemas urbanos-regionais que evidenciam o protagonismo de grandes metrópoles sobre o território nacional. Todos esses sistemas possuem uma integração e complementaridade socioeconômica é evidenciada pela força dos principais centros regionais, como é caso de Fortaleza, Recife e Salvador, no Nordeste; de Porto Alegre e Curitiba, no Sul; de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no Sudeste; de Manaus, Belém e Porto Velho, no Norte; e de Goiânia, Brasília e Cuiabá, no Centro-Oeste.

    Letra D - Incorreta, pois as regiões imediatas de articulação urbana correspondem na busca por atividades e produtos de menor complexidade e demandas de amplitude mais restritas, que são reflexos da área vivida pela população e seu deslocamento cotidiano na busca de bens e serviços úteis em nosso dia-a-dia.
    Letra E - Incorreta, pois as regiões intermediárias correspondem aos centros regionais que oferecem a um grande número de municípios bens e serviços de alta complexidade, além de concentrar atividades de gestão pública e privada que integram órgão e empresas privadas.
    Gabarito do Professor: Letra C.

  • GREEN LANTERN !

  • Desgraça é isso

  • prodre essa prova. ate pra mim que sou formada em geografia.