-
têm expressiva participação na matriz energética ?
tem ?
elétrica não há duvidas ..
-
A principal fonte de energia elétrica do Brasil é a energia hidráulica. Ela é bastante utilizada na geração de eletricidade. As usinas hidrelétricas fornecem aproximadamente 90% de energia elétrica em todo o território brasileiro e 10% são utilizadas pelas usinas termelétricas ou nucleares.
O Brasil ainda tem grandes chances de construir mais usinas, seu potencial hidráulico é reconhecido como o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas da Rússia e da China. Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais.
-
O uso em larga escala de fontes de energia não renováveis coloca a matriz energética brasileira em um patamar de forte impacto ao meio ambiente.
O brasil não utiliza energias não renováveis (petróleo, carvão mineral, gás natural e nuclear) em larga escala. A energia hidroelétrica é a principal fonte de energia utilizada para produzir eletricidade no país. Atualmente, 90% da energia elétrica consumida no país advém de usinas hidrelétricas.
A produção de cana-de-açúcar destina-se tanto ao setor de alimentos quanto ao energético, com a produção de álcool para uso em automóveis; seu bagaço, entretanto, é um rejeito não aproveitado e descartado na natureza.
O bagaço e a palha da cana também servem como combustíveis para a geração de energia elétrica. Atualmente, a maioria das usinas de cana-de-açúcar produzem sua própria energia a partir da queima de bagaço nas caldeiras. Além disso, gera etanol, alimenta o gado, produz cimento e também é usado como adubo.
As fontes de energia renováveis, principalmente a hidrelétrica, têm expressiva participação na matriz energética brasileira.
A grande parte da energia elétrica produzida no Brasil é gerada por usinas hidrelétricas, isso porque o país é rico em rios com grandes extensões, caudalosos, e correndo sobre planaltos e de depressões, sendo seu potencial hidráulico (Bacias: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Paraná, Uruguai) o terceiro melhor do mundo, depois da Rússia e da China.
Os conflitos de uso da água para abastecimento, irrigação e geração de energia colocam esse recurso na categoria de recurso não renovável e têm diminuído a participação do setor hidrelétrico na geração de energia.
Apesar da "crise" quanto ao uso da água, no setor Hidroelétrico, por ser uma fonte de energia considerada renovável, não houve essa diminuição.
A energia eólica tem baixa participação na matriz energética brasileira e o seu alto custo tem impedido a expansão da participação dessa fonte de energia na matriz energética nacional.
A energia eólica atingiu em 2021 a marca de 18 GW de capacidade instalada, 10,3% da matriz elétrica nacional. De acordo com dados apresentados pela Associação Brasileira da Energia Eólica, são 695 parques e mais de 8.300 aerogeradores. Uma década atrás o segmento ainda contava com menos de 1 GW de capacidade e hoje é a segunda maior, ficando atrás apenas da hidrelétrica que possui 58,7% do parque instalado no país. Em dias de recorde a fonte já chegou a atender até 17% do país durante todo o dia. O custo da energia eólica tem menor custo entre as renováveis. Além de estar em grande expansão no Brasil.
-
GAB C
O Brasil é grande destaque no setor de hidrelétricas (energia renovável)
-
Brasil, atualmente, tem 83% de sua matriz elétrica originada de fontes renováveis, de acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Reive Barros. A participação é liderada pela hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).
Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/energia-minerais-e-combustiveis/2020/01/fontes-de-energia-renovaveis-representam-83-da-matriz-eletrica-brasileira
-
No mundo contemporâneo a energia para o funcionamento da economia e da sociedade como conhecemos é um debate de extrema importância que inclui conhecimentos sobre suas principais formas, utilizações, custos, impactos e efeitos geopolíticos. Importante lembrar que o conceito de matriz energética é composto pela soma de toda a energia necessária para o funcionamento de um país. Isto significa somar as diferentes formas de geração de eletricidade com os combustíveis fósseis e demais fontes alternativas para se chegar a um quadro geral das necessidades brasileiras. Sobre o tema buscamos a alternativa correta.
A) A produção de eletricidade com forte presença de unidades hidrelétricas põe a matriz brasileira entre as mais limpas do mundo.
B) O etanol possui um conhecido papel na matriz nacional, porém a modernização das suas usinas de produção colocou a biomassa de bagaço como uma importante fonte de energia aproveitada com sucesso no país.
C) A geração hidroelétrica somada aos grandes avanços recentes em geração alternativa como as unidades de geração eólicas, solares e de biomassa colocam o Brasil numa posição de destaque no debate sobre energia limpa.
D) As disputas pelo uso da água e os altos custos sociais e ambientais da construção de unidades hidrelétricas são impactos bem conhecidos, mas que não afetam o status desta fonte como renovável já que depende apenas do ciclo hidrológico para sua produção depois de pronta as unidades de produção.
E) É a fonte que mais recebeu investimentos nos últimos anos devido a grande disponibilidade de áreas de grandes ventos e aos programas de incentivos aplicados no início do século XXI.
GABARITO DO PROFESSOR: C
-
hidrelétrica (63,8%), seguida de eólica (9,3%), biomassa e biogás (8,9%) e solar centralizada (1,4%).
-
GAB-C
As fontes de energia renováveis, principalmente a hidrelétrica, têm expressiva participação na matriz energética brasileira.
QUANDO FOR MALHAR, LEMBRE-SE, MULHER GOSTA DE CARAS COM PERNAS COXAS E B@@@D@@. DIGA NÃO AO ESTILO SORVETÃO.VÁ ESTUDAR!!