a) Nesta fase ocorre o processamento de unidades cada vez maiores, como sílabas e morfemas, o que permite a pessoa ler com mais velocidade, precisão e fluência, e escrever com correção ortográfica.
Essa fase é a silábica-alfabética. Nela a criança tem uma melhoria no repertório, isto é, ela passa a conhecer mais letras e sons, Dessa forma, ela não passa a escrever com correções ortográficas.
b) Depois de conhecer todas as relações entre grafemas e fonemas e adquirir as habilidades de decodificação e de codificação, a pessoa passa a ler e a escrever palavras com autonomia. Ela não conhece todas as relações entre grafemas e fonemas, apenas, tem uma melhora nesse repertório.
c) A pessoa emprega predominantemente a estratégia de predição, usando de início pistas visuais, sem recorrer às relações entre letras e sons. Ela recorre sim ao repertório!
d) A pessoa faz analogias, utilizando pistas fonológicas; depois de aprender os sons das letras, ela começa a utilizá-los para ler e escrever palavras. Exatamente isso, ela recorre ao seu repertório para identificar as pistas fonológicas.