SóProvas


ID
522217
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2007
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Um poeta habitante da cidade de Poços de Caldas – MG assim externou o que estava acontecendo em sua cidade:

Hoje, o planalto de Poços de Caldas não
serve mais. Minério acabou.
Só mancha, “nunclemais”.
Mas estão “tapando os buracos”, trazendo para
cá “Torta II”1 ,
aquele lixo do vizinho que você não gostaria
de ver jogado no quintal da sua casa.
Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil.

Hugo Pontes. In: M.E.M. Helene. A radioatividade e o lixo nuclear. São Paulo: Scipione, 2002, p. 4.

1Torta II – lixo radioativo de aspecto pastoso.

A indignação que o poeta expressa no verso “Sentimentos mil: do povo, do poeta e do Brasil” está relacionada com

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado é um poema. Tal proposta demonstra a possibilidade – ou tentativa – de interdisciplinariedade quando da elaboração de questões para a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Isto demonstra que não é possível fazer-se apenas estudos das especificidades de cada área do conhecimento.
    É necessário saber estabelecer relações e pontos de interseção entre os diferentes saberes que são desenvolvidos durante todas a vida escolar!

    Como em todas as questões propostas, a leitura atenta e interpretação de texto são fundamentais para a resposta. Pergunta-se a que ideia está ligada a indignação expressa pelo autor em seu poema.

    A) INCORRETA- Esta alternativa versa sobre a extração de minério na época de dominação portuguesa. Ou seja, no século XVIII. O trecho apresentado é de 2002. E, trata do resíduo de minério em geral e, particularmente, do resíduo radioativo, o que não existia no período colonial. O “lixo tóxico" é do presente e não do passado.

    B) INCORRETA- o tema do poeta de Poços de Caldas, Hugo Pontes, é o lixo tóxico descartado na região em torno da cidade, no estado de Minas Gerais. Há o comércio internacional de lixo tóxico, contra o qual lutam as organizações de defesa do meio ambiente mas, não é esta a temática do poema tampouco da questão.

    C) INCORRETA– Descartar lixo na casa do vizinho infelizmente não é incomum no Brasil. Demonstra a falta de civilidade e de espírito de comunidade de boa parte da população. No entanto, o lixo a que se refere o poema é o lixo tóxico, descartado ou enterrado em áreas onde causa impacto ambiental.

    D) INCORRETA – Embora exista a operação tapa-buracos para o conserto de estradas, o texto apresentado não se refere às estradas de rodagem e sim ao descarte de lixo tóxico.

    E) CORRETA- Este é um dos problemas crônicos quanto se trata de preservação do meio ambiente; o descarte de lixo tóxico. Há risco ambiental em qualquer lugar onde se venha a enterrar ou depositar este tipo de lixo. 

    RESPOSTA: E