SóProvas


ID
5222527
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca do enfrentamento das expressões contemporâneas da questão social, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( )Ao longo do tempo no cenário brasileiro, as expressões da questão social que mais se destacam apesar de suas metamorfoses são a desigualdade social e o desemprego desde o ressurgimento do liberalismo clássico denominado de neoliberalismo, mais especialmente na década de 90 e que trazia consigo novos ideários.

( )As estratégias para o enfrentamento da questão social têm sido tensionadas por movimentos sociais, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais e públicas e que convivem em luta no seu interior.

( )A Lei Nº 11.648, de 31 de março de 2008 garante a resolução de algumas expressões da questão social como o desemprego, analfabetismo, falta de moradia, fome e desigualdade social.

( )A questão social foi considerada como eixo central da intervenção do assistente social até o ano de 1988, período em que foi promulgada a Constituição Federal de 88.

( )Uma vez que o neoliberalismo expressa relação com um Estado mínimo, as políticas sociais sofrem uma significante precarização, além de uma mudança na dinâmica do Estado, onde este não expressa uma execução direta dessas políticas, e para isso usa de uma técnica destinando a classe subalterna ao Terceiro Setor. Essa substituição dos deveres do Estado quanto às responsabilidades sociais para o Terceiro Setor, vem com o objetivo de tornar cada vez mais seletivo, condicionado e precário os recursos oferecidos à classe que demanda, pois são oferecidas medidas consideradas compensatórias.


Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Entretanto, não sei de onde tiraram que o liberalismo clássico é chamado de neoliberalismo.

  • Ao analisar os itens, temos:

    (F) Incorreto. Ao longo do tempo no cenário brasileiro, as expressões da questão social que mais se destacam apesar de suas metamorfoses são a desigualdade social e o desemprego desde o ressurgimento do liberalismo clássico denominado de neoliberalismo, mais especialmente na década de 90 e que trazia consigo novos ideários. A alternativa estaria certa se não fosse a confusão entre liberalismo clássico e neoliberalismo. Não se trata da mesma coisa, como coloca a questão. Para Laski (1973), o liberalismo surge com a ascensão da sociedade burguesa, já o neoliberalismo surge enquanto estratégia ideo-política na obra de Hayek (1944) e como estratégia de governos a partir da década de 1970.

    (F) Incorreto. As estratégias para o enfrentamento da questão social têm sido tensionadas por movimentos sociais, que presidem a estruturação e a implementação das políticas sociais e públicas e que convivem em luta no seu interior. O que tem sido tensionada pelos movimentos sociais não são as estratégias de intervenção, mas a própria existência de uma questão social latente e a construção de políticas sociais universalistas.

    (F) Incorreto. A Lei Nº 11.648, de 31 de março de 2008 garante a resolução de algumas expressões da questão social como o desemprego, analfabetismo, falta de moradia, fome e desigualdade social. Lei nenhuma garante a resolução de expressões da questão social, tendo em vista que esta é intrínseca à sociedade do capital.

    (F) Incorreto. A questão social foi considerada como eixo central da intervenção do assistente social até o ano de 1988, período em que foi promulgada a Constituição Federal de 88. A questão social sempre foi eixo de intervenção dos/as assistentes sociais, embora, nos primórdios da profissão se atuasse, prioritariamente, numa perspectiva conservadora funcionalista e/ou positivista.

    (V) Correto. Uma vez que o neoliberalismo expressa relação com um Estado mínimo, as políticas sociais sofrem uma significante precarização, além de uma mudança na dinâmica do Estado, onde este não expressa uma execução direta dessas políticas, e para isso usa de uma técnica destinando a classe subalterna ao Terceiro Setor. Essa substituição dos deveres do Estado quanto às responsabilidades sociais para o Terceiro Setor, vem com o objetivo de tornar cada vez mais seletivo, condicionado e precário os recursos oferecidos à classe que demanda, pois são oferecidas medidas consideradas compensatórias. O neoliberalismo expressa uma desresponsabilização do Estado frente às expressões da questão social e uma transferência das demandas sociais para o Terceiro Setor sob o nome de responsabilidade social, solidariedade, voluntarismo etc.

    Como resolução das alternativas, temos que:

    Gabarito do Monitor: F – F – F – F – V

    Gabarito da Banca: C