SóProvas


ID
522394
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Em relação ao processo de inventário na administração pública, não é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • b) a fim de manter atualizados os registros dos bens patrimoniais, bem como a responsabilidade dos setores onde se localizam tais bens, a Administração Pública deve proceder ao inventário mediante verificações físicas pelo menos uma vez a cada cinco anos
    ERRADA
    Cada ano!
  • A Letra B está errada,

    Pois não existe uma regra fixa para se fazer o inventário,  ela depende do produto.
    Quanto menos eficaz o sistema de controle interno, mais importante será a execução de inventários físicos na data do Balanço. Empresas que tem bons controles analíticos de estoques podem adotar o sistema de contagens rotativas, isto é, contagens feitas durante o ano, cobrindo maior relevância e com uma freqüência menos os de pequena importância. Tendo-se um sistema de contagem rotativa bem aprimorado, pode evitar-se a contagem física dos itens na data do durante o período todos os itens na forma de rodízio, contando com mais freqüência os itens de Balanço. (Wikipedia)
    Se você fizer bem a contagem rotativa, não é pode até ser q você deva fazer a contagem do inventário somente com uma vez a cada cinco anos, mas o mais comum é que você tenha que fazê-lo várias vezes ao ano.
  • O inventário físico é composto pelo Inventário Rotativo e pelo Inventário Periódico. 


    Inventário Rotativo - Os itens podem ser contatos mais de uma vez no período
    Inventário Periódico - Os itens podem ser contatos uma vez no final do período.


    Logo, levando  as duas espécies de inventário em conta, o certo é: "no mínimo, uma vez."


  • Inventário --- Periódico: Obrigatório por lei
                      --- Permanente: Conforme Necessidade Administrativa
  • O inventário quando não é feito de maneira periódica, deve ser feito no final do exercício social ( final do ano) para fechar o Balanço Patrimonial.

    o que muitos já viram em porta de comércio "fechada para balanço", na verdade, estão fechados para inventário, o qual estão fazendo a contagem de produtos, etc...
  • Uma vez a cada 5 anos seria um tempo muito grande para se fazer um inventário, visto que este tem o intuito de controlar os bens do Estado. Em vista disso, esse controle é feito de forma:

    - Permanente: no qual os estoques são contados continuamente durante todo o exercício financeiro (que equivale ao ano)

    - Rotativo: estoques contados em intervalos regulares dentro de um exercício. Não é necessário parar o processo operacional para se fazer a contagem, visto que ele se faz em grupos de itens, o que permite que itens de maior giro no estoque, sejam contados mais vezes. É mais econômico

    - Periódico: estoque contado em determinados períodos, e ocorre normalmente no final de todo exercício fiscal (chamam de inventário geral) e a contagem se faz de uma única vez incluindo todos os itens (é o tal fechado pra balanço, como diz o amigo aí de cima). O processo da empresa é parado

    Simplesmente o inventário não deve ser feito apenas pq a legislação manda, mas o planejamento da realização das várias formas de inventário leva a conhecer os exatos valores do passivo e ativo da empresa, e possibilitando maior controle dos desvios.

     
  • O site precisa corrigir a questão não é minha gente?
    Nem todos olham os comentarios e estão sendo induzidos ao erro.
    A resposta é a E?
     

  • GABARITO: B

    O examinador "ser mau" resolveu colocar o não é correto em letras miúdas mesmo para atrapalhar um pouquinho mais os candidatos que àquela altura da prova, além de ansiosos, já estavam cansados, o que fez muita gente não se atentar ao comando da questão, que pedia exatamente a errada, e não a correta!  Mas vamos lá:

    Lembre-se sempre: não existe regra específica de quantas vezes um inventário deve ser feito no ano. Entretanto, caso estejamos falando de uma repartição pública, normalmente será recomendado que se fizesse o inventário ao menos uma vez por ano, o que mostra que a incorreção da letra b).


  • Na verdade, o prazo mínimo de inventário é de 1 ano, no caso, o rotativo.

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os inventários realizados na Administração Pública. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta.

    O que sabemos, de fato, é que os inventários devem ser realizados periodicamente, pelo menos anualmente, consoante a Instrução Normativa 205/88 da SEDAP.

    "Na Administração Pública, o inventário é entendido como o arrolamento dos direitos e comprometimentos da Fazenda Pública, feito periodicamente, com o objetivo de se conhecer a exatidão dos valores que são registrados na contabilidade e que formam o Ativo e o Passivo ou, ainda, com o objetivo de apurar a responsabilidade dos agentes sob cuja guarda se encontram determinados bens."

    Para Viana (2018, p. 43), "a atividade de inventário físico visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida".

    Ou ainda: inventário representa a contagem periódica dos materiais existentes para efeito de comparação com os estoques registrados e contabilizados em controle da empresa. Segundo Dias (1993), os objetivos de se realizar inventários são:

    • verificar discrepâncias entre registros de controle e a quantidade e as quantidades reais na prateleira;
    • verificar discrepâncias, em valor, entre o estoque físico e o estoque contábil;
    • apurar o valor total dos estoques (contábil) para efeitos de balanços.

    Em relação ao que a questão pede, podemos marcar a alternativa "B". Ela é a incorreta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DIAS, Marco Aurélio P. Administração de matérias. 4 ed. São Paulo: Atlas 1993.

    VIANA, João José. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2017.

    RIO DE JANEIRO. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA MADALENA. MANUAL DE GESTÃO PATRIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL. Disponível em: <https://www.simplesinformatica.com/site/wp-content/uploads/2015/08/PM-RJ-Manual-Controle-Patrimonial.pdf> Acesso em: 12/01/2022.