-
Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade.
O que é algo bem comum nos dias de hoje, aumento da quantidade de dados, volume absurdo, alta velocidade de criação de dados etc, o que levou à tecnologia Big Data.
Gabarito: Certo
-
Certo.
A Internet das Coisas e o Big Data permitem que grandes volumes de dados sejam analisados, verificados e transformados em informações organizadas para as empresas.
-
Acrescentando...
“Big”, quando traduzido para o português, quer dizer “grande”. E “data”, por sua vez, “dados”.
Sendo assim, big data significa grandes dados - ou megadados.
O conceito de big data considera três grandes pilares. São eles:
Volume:
O big data não está relacionado a dados individuais e sem expressão.
Ele compreende um volume alto e que, de fato, tem relevância e peso para a tomada de decisões.
Velocidade:
Como estamos falando em alto volume, a velocidade da coleta, organização e análise precisa ser proporcional.
Do contrário, esse seria um esforço incapaz de dar conta das informações recentes.
Em outras palavras, haveria o risco de sempre correr atrás do prejuízo.
Variedade:
No big data, os dados não possuem uma única origem.
Na verdade, a complexidade está em receber dados de lugares variados, em formatos muitas vezes distintos, e extrair informações valiosas deles.
Importante dizer ainda que estes são os principais pilares do big data, mas não únicos.
-
Assertiva C
A Internet das coisas (IoT) aumenta a quantidade e a complexidade dos dados por meio de novas formas e novas fontes de informações, influenciando diretamente em uma ou mais das características do big data.
3v
volume,
velocidade
variedade.
-
Gabarito: CERTO
Como a internet das coisas define que várias máquinas, de diferentes categorias e funcionalidades, geram dados para as redes, podemos dizer, assim, que são gerados dados para a Big Data, grande Volume de dados, alta Velocidade na criação dos dados e Variedade nos dados
O Big Data possui os famosos "5V's" :
- V olume: Grande quantidade.
- V ariedade: São variados.
- V elocidade: São criados de uma forma extremamente rápida.
- V alor: Devem possuir valor, ou seja, deve agregar conhecimento.
- V eracidade: Devem ser verídicos, verdadeiros.
(CESPE-PF 2018) Big data refere-se a uma nova geração de tecnologias e arquiteturas projetadas para processar volumes muito grandes e com grande variedade de dados, permitindo alta velocidade de captura, descoberta e análise. (C)
(CESPE-SEED/PR-2021) A Internet das Coisas é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados. (C)
(CESPE-SEED/PR-2021)Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos. (C)
-
CERTA
Respondendo a questão com outras do assunto: IOT E BIG DATA
- (CESPE/2021/SEED-PR) A Internet das Coisas é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados. CERTA
- (CESPE/2021/SEED-PR)Big data está ligado à captura e à análise de quantidades massivas de dados, por meio de sistemas de informação robustos. CERTA
- (CESPE-2017) Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. CERTA
- (CESPE - 2018 - Polícia Federal - Papiloscopista) De maneira geral, big data não se refere apenas aos dados, mas também às soluções tecnológicas criadas para lidar com dados em volume, variedade e velocidade significativos. CERTA
- (CESPE - 2018 - FUB - Engenheiro) A Internet das coisas (IoT), fusão de redes de informação e de redes físicas, permite monitorar operações ou processos por meio da comparação entre o que é executado e o que foi previamente planejado. CERTA
- Na IoT, os objetos podem prover comunicação entre usuários e dispositivos, viabilizando diversas aplicações, tais como coleta de dados de pacientes e monitoramento de idosos e sensoriamento de ambientes de difícil acesso. CERTA
-
CERTO. Questão padrão!
BIG DATA
↳ É definido como coleções de dados cuja sua quantidade é tão grande que é difícil armazenar, gerenciar, processar e analisar esses dados por meio de bancos de dados tradicionais.
➥ Nos dias atuais, as entidades são bombardeadas com um enorme fluxo de informações cruciais para suas atividades.
► Esses dados podem vir de fontes diferentes e podem ser de tipos diversos (estruturados, semiestruturados ou não estruturados).
Internet of Things (IoT)
↳ Do português - Internet das coisas - é um conceito que se refere à interconexão digital de objetos cotidianos com a internet, conexão dos objetos mais do que das pessoas.
↳ Em outras palavras, a internet das coisas nada mais é que uma rede de objetos físicos capaz de reunir e de transmitir dados.
↳ A Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados.
*E, como vimos na (PRF/2021), A Internet das coisas (IoT) aumenta a quantidade e a complexidade dos dados por meio de novas formas e novas fontes de informações, influenciando diretamente em uma ou mais das características do big data, a exemplo de volume, velocidade e variedade.
-
GAB: CERTO
Corroborando:
(CESPE - 2021/ TCE-RJ) Volume, variedade e visualização são as três características, conhecidas como 3 Vs, utilizadas para definir Big Data. (ERRADO)
(CESPE - 2021/ TCE-RJ) Em Big Data, a premissa volume refere-se à capacidade de processar, em um ambiente computacional, diferentes tipos e formatos de dados, como fotos, vídeos e geolocalização. (ERRADO)
(CESPE - 2021/ TCE-RJ) Os fatores críticos de sucesso da análise de Big Data incluem uma sólida infraestrutura de dados, além de ferramentas analíticas e pessoal habilitado para lidar com elas. (CERTO)
-
Gabarito CORRETO.
.
.
Mais dispositivos inteligentes conectados também quer dizer mais dados para serem analisados, o que influencia diretamente nas características do big data, a área do conhecimento que estuda como tratar, analisar e obter informações a partir de conjuntos de dados grandes.
-
Perfeita a questão.
- Se antes, já produzíamos uma quantidade imensa de dados com o uso de computadores, celulares e internet, imagina hoje com esse tanto de objetos inteligentes cada vez mais conectados, wearables, etc.
- Essa dinâmica aumenta e muito o VOLUME dos dados, que são produzidos com muita VELOCIDADE, e por terem diversas origens e finalidades são bem VARIADOS entre si. (são os famosos 3 V's do big data)
-
gab certo. Comentários excelentes dos mais queridos dessa plataforma..
obg!!
-
Gabarito CERTO.
A IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas não pode ser vista e estudada singularmente, deve ser estudada em conjunto com o Big Data, a Mineração de Dados, o Aprendizado de Máquinas e até mesmo Banco de Dados.
Vejamos: A ideia de IoT é tornar as coisas mais inteligentes e conectadas. Especialistas dizem que se é possível ligar e desligar algo, então, ele pode ser conectado e fazer parte do universo IoT.
O significado de o que é IoT, ou o que é a internet das coisas, portanto, refere-se ao conjunto de dispositivos, que não são naturalmente digitais, mas podem coletar informações, enviar, agir em relação a elas, ou todas essas ações.
E através dessa coleta de dados, aprenderemos mais e mais acerca dos usuários ao extrair dados (muita das vezes não estruturados) para realizar a Mineração e obter Conhecimento.
Viram o porquê de não poder ser estudado sozinha?!
Bons estudos.
-
Boa pessoal, boas explicações, fico satisfeito em poder extrair conhecimento por meio das explicações de vocês também estudantes, uma troca de informações e conhecimentos.
-
IoT − Internet of Things (Internet das coisas) é um conceito que surgiu com a popularização da Internet, com a objetivo de interligar equipamentos usados em nosso cotidiano com a Internet. Tecnologias desenvolvidas recentemente tornaram tal comunicação possível, com a redução de custos dos dispositivos utilizados, e a tendência é um uso cada vez maior de tal tecnologia, que permite que sensores e eletrodomésticos sejam conectados à Internet e controlados através até mesmo de smartphones.
Big data é a tecnologia de análise e interpretação de grandes volumes de dados, visando a tomada de decisões. Sua definição formal é dada por um conjunto de três a cinco “Vs”: inicialmente, a definição para “Vs” é de dados produzidos com volume, velocidade e variedade. Os demais dois “Vs” representam veracidade e valor."
O ITEM ESTÁ CERTO pois, de fato, com a implementação da Internet das Coisas, temos uma nova modalidade de obtenção de dados de equipamentos os quais até bem pouco tempo não geravam tais informações, como ocorre com os sensores e equipamentos eletrônicos domésticos, ou seja, observamos uma influência da IoT nos 3 Vs (ou seja, nas três características) do Big Data, com o aumento no volume e na variedade de informações e a consequente necessidade de aumentar a velocidade de processamento, já que haverá uma quantidade maior de informações.
Maurício Bueno.
-
Esta é uma questão que conjuga IoT e Big Data. De fato, a partir que a IoT aumenta a quantidade de dispositivos que fornecem informação, bem como o tipo de informação coletada, certamente teremos influência sobre uma ou mais características do Big Data. Item correto.
-
RAPIDO E OBJ;
Perfeito, a ideia é aumentar a quantidade de dados a um volume insano o que levou a tecnologia de Big data.
CERTO
-
BIG DATA à São grandes quantidades de dados sendo gerados em uma alta velocidade por uma multiplicidade de fontes. Volume + Variedade + Velocidade + Veracidade, tudo agregado + Valor
Volume, variedade e visualização são as três características, conhecidas como 3 Vs, utilizadas para definir Big Data. (ERRADO)
BIG DATA ENGLOBA DADOS ESTRURADOS E NÃO ESTRUTURADOS
Além de estar relacionado à grande quantidade de informações a serem analisadas, o Big Data considera o volume, a velocidade e a variedade dos dados estruturados — dos quais se conhece a estrutura de armazenamento — bem como dos não estruturados, como imagens, vídeos, áudios e documentos. CERTO
-
GAB. CERTO
A IoT (Internet of Things) ou Internet das Coisas não pode ser vista e estudada singularmente, deve ser estudada em conjunto com o Big Data, a Mineração de Dados, o Aprendizado de Máquinas e até mesmo Banco de Dados.
Vejamos: A ideia de IoT é tornar as coisas mais inteligentes e conectadas. Especialistas dizem que se é possível ligar e desligar algo, então, ele pode ser conectado e fazer parte do universo IoT.
-
A necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento de dados levou a Big Data...
-
certo
IOT- internet das coisas
Big data- 5 V ---> Volume,velocidade,variedade, veracidade e valor.
-
IoT - (Internet of Things)
-
#PCAL2021
-
Bizu dos 5V's: 2VA 2VE 1VO
VARIEDADE
VALOR
VELOCIDADE
VERACIDADE
VOLUME
CERTO!!
-
Internet of Things ou A Internet das Coisas é a conexão entre objetos físicos, ambientes e pessoas em uma rede, possibilitada por dispositivos eletrônicos que viabilizam a coleta e a troca de dados .
-Analise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. 5V's
Variedade, valor, velocidade, veracidade e volume.
-
A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) é uma forma de operação de dispositivos autônomos que se comunicam entre si para a produção de dados, tomada de decisões e fornecimento de serviços para os usuários.
Com o advento do IPv6, a quantidade de endereços saltou exponencialmente em relação ao IPv4, permitindo a conexão de bilhões de novos dispositivos à rede mundial de computadores.
O grande volume de dados produzidos influencia diretamente o Big Data.
O conceito de Big Data, ou popularmente "um grande volume de dados" possui características que são enumeradas por 3Vs, 5Vs ou mais.
- Volume - grande quantidade de dados.
- Velocidade - produzidos rapidamente por muitas fontes.
- Variedade - com formatos e informações diferentes.
Algumas literaturas consideram como 5Vs, acrescentando às características anteriores:
- Veracidade - dados corretos obtidos do ambiente por sensores.
- Valor - com significância e utilidade para o processamento.
A questão está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
Recomendo a leitura.
https://www.sga.com.br/big-data-e-internet-das-coisas/
-
5Vs > Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor.
-
o chute foi no anglo.....rs
gb. certo
-
Com referência à transformação digital, julgue o próximo item.
A Internet das coisas (IoT) aumenta a quantidade e a complexidade dos dados por meio de novas formas e novas fontes de informações, influenciando diretamente em uma ou mais das características do big data, a exemplo de volume, velocidade e variedade.
Questão CORRETA
Visto que, ela não restringiu estas como as ÚNICAS CARACTERISTICAS.
-
Nunca vi um chute tão certeiro igual a esse kk
-
A cespe e sua capacidade distorcer uma informação simples em algo bem mais complexo, extraindo os assuntos mais periféricos de cada tema, por isso isso é a banca mais difícil do Brasil. Quando falamos de IoT pensamos em todas as suas características, menos na variedade de diferentes dados produzidos e processados. Essa habilidade de tirar leite de pedra de cada questão e escreve-la da forma mais confusa torna ela a banca mais temida. Gabarito: certo!!
-
Internet da coisas: capacidade de um objeto se comunicar com outro, exemplo disso é: sensor do carro do banco de motorista, apitando para que coloque o cinto de segurança.
Big date: é a capacidade de leitura de dados em grande volume, e tem como características os 5"v'', que são:
Velocidade, variedade, volume, veracidade e valor.
Bons estudos. Cabe frisar que são exemplos lúdicos para ajudar.
-
Gabarito: CERTO.
As pessoas estão perdendo a noção das coisas!
O comentário mais curtido da questão, não faz menção alguma sobre informática.
Isso aqui não é instagram minha gente, parem de curtir qualquer coisa e vamos nos ater as informações relevantes.
As curtidas nos comentários não te aprovam em concurso público!
(Desculpem pelo desabafo).
-
Em 03/08/21 às 20:53, você respondeu a opção E. Você errou!
Em 29/07/21 às 22:38, você respondeu a opção E. Você errou!
Meu Deus do céu... que agoniaaaaa!
-
CERTO.
-
Causas ou características do BIG DATA
1 Velocidade
2 volume
3 variedade
EFEITOS DO BIG DATA "O RESULTADO DE TAMANHOS INVESTIMENTOS EM VELOCIDADE,
VOLUME E VARIEDADE"
4 VALOR
5 VERACIDADE
Ou seja tais empresas que investiram "FACEBOOK E GOOGLE"
agregaram valor e veracidade, ou seja, são empresas que tem nome e confiança!
SÃO OS 5 V
OBS: A BANCA PODE COBRAR SEPARADOS NO ENUCIADO, OU PEDEM AS CAUSAS " VELOCIDADE, VOLUME E VARIEDADE" OU PEDEM OS EFEITOS" VALOR E
VERACIDADE"
O QUE NÃO PODE É MISTURAR CAUSAS COM EFEITOS!
POR FIM, A QUESTÃO PODE AFIRMAR OS 5V.
-
- Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados
-
INTERNET DAS COISAS : designa uma rede de objetos físicos que são incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias, com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela Internet, sem intervenção humana.
-
A internet das coisas veio para auxiliar em grandes demandas...
-
Internet das coisas (IoT)
Trata-se do conceito que se refere à interconexão digital de objetos físicos cotidianos entre si e com usuários por meio de sensores ou softwares capazes de transmitir dados pela internet. Hoje até geladeira tá sendo conectada à internet.
Big Data
Big data são dados com maior variedade que chegam em volumes crescentes e com velocidade cada vez maior. Conheça os três V's do Big Data:
- Volume
- Velocidade
- Variedade
A partir dos conceitos, vamos refletir.
A internet das coisas é a capacidade de quase tudo estar conectado à internet como, por exemplo, uma câmera de segurança, televisões, videogames. Com esse monte de coisas conectadas à internet a quantidade e a complexidade dos dados são aumentadas através dessas novas formas e novas fontes de informações o que influencia diretamente nas características do Big Data. O volume de informações aumenta. Se o volume aumenta, necessariamente a velocidade com que essas informações são recebidas deve ser maior (imagina você ter que transferir 1GB de arquivo por um USB 2.0, vai demorar muito. Por isso eles criaram o USB 3.0). E por último, logicamente, se o volume de dados aumenta a variedade desses dados provavelmente será maior já que há câmeras de segurança compartilhando dados de imagens, videogames compartilhando dados de jogos e televisões compartilhando dados de streaming.
Gabarito: CERTO
-
CORRETO!
A Internet das Coisas (IoT - Internet of Things) é uma forma de operação de dispositivos autônomos que se comunicam entre si para a produção de dados, tomada de decisões e fornecimento de serviços para os usuários.
Com o advento do IPv6, a quantidade de endereços saltou exponencialmente em relação ao IPv4, permitindo a conexão de bilhões de novos dispositivos à rede mundial de computadores.
O grande volume de dados produzidos influencia diretamente o Big Data.
O conceito de Big Data, ou popularmente "um grande volume de dados" possui características que são enumeradas por 3Vs, 5Vs ou mais.
- Volume - grande quantidade de dados.
- Velocidade - produzidos rapidamente por muitas fontes.
- Variedade - com formatos e informações diferentes.
Algumas literaturas consideram como 5Vs, acrescentando às características anteriores:
- Veracidade - dados corretos obtidos do ambiente por sensores.
- Valor - com significância e utilidade para o processamento.
-
A Internet das coisas (IoT) aumenta a quantidade e a complexidade dos dados por meio de novas formas e novas fontes de informações, influenciando diretamente em uma ou mais das características do big data, a exemplo de volume, velocidade e variedade.
CERTO! PQ? O big data TEM EM SUA CARACTERISTIA O VOLUME DAS CONEXÕES CARREADA EM SI.
-
Quanto maior o crescimento da internet das coisas (IOT), necessariamente, os dados/informações irão aumentar, logo, é necessário uma forma de armazenamento grande para suportar essas informações, ou seja, BIGDATA, que se caracteriza pelo volume, veracidade, variedade, velocidade e valor.
-
Olá, colegas concurseiros!
Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;
Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.
→ Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.
Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y
→ Estude 13 mapas mentais por dia.
→ Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.
→ Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.
Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!
P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.
Testem aí e me deem um feedback.
Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.
Copie e cole o Link no seu navegador: https://go.hotmart.com/C56088960V
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!