Pra responder esta questão primeiro precisamos lembrar o que é um arranjo populacional.
Arranjos populacionais são unidades territoriais compostas por mais de um Município, que apresentam INTEGRAÇÃO SIGNIFICATIVA em razão:
Da CONTIGUIDADE DAS ÁREAS URBANIZADAS; ou
Da presença de DESLOCAMENTOS FREQUENTES DOS HABITANTES para trabalhar ou estudar.
Quando analisamos as metrópoles brasileiras, percebemos que todas elas possuem população acima de 1 milhão de habitantes.
Quando falamos do nível mais simples de metrópoles, temos que os Arranjos Populacionais de Belém/ PA, Belo Horizonte/MG, Campinas/SP, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Goiânia/GO, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Salvador/BA, Vitória/ES e o Município de Manaus (AM) são as 12 Cidades identificadas como Metrópoles. São formadas por nove Capitais que receberam classificação 1 na centralidade de gestão do território mais Belém (PA), Campinas (SP) e Manaus (AM) que, embora estejam na classe 2, contam com contingente populacional relevante, superior a 2 milhões de habitantes. A média populacional das Metrópoles é de 3 milhões de habitantes, sendo, a mais populosa, Belo Horizonte (MG) com 5,2 milhões e, as menos populosas, Florianópolis (SC) e Vitória (ES), com respectivamente 1,0 milhão e 1,8 milhão de pessoas residentes em seus Arranjos Populacionais em 2018. Campinas (SP) é a única Cidade que não é Capital Estadual a ser classificada como Metrópole.
Resposta: Certo
Questão
As metrópoles brasileiras são arranjos populacionais acima de um milhão de habitantes que exercem influência direta sobre os demais níveis de cidades na rede urbana.
Metrópole (região metropolitana):
- Não restringe-se apenas ao território de um município
- Diz respeito ao espaço urbano de dois ou mais municípios conurbados que estão interligados em região de influência.
- A população inserida nesse recorte territorial é o arranjo populacional.
- Hoje existem 15 metrópoles.
O conceito de metrópole é dado pelo IBGE:
- "As metrópoles brasileiras são arranjos populacionais acima de um milhão de habitantes que exercem influência direta sobre os demais níveis de cidades na rede urbana".
https://www.ibge.gov.br/geociencias/cartas-e-mapas/redes-geograficas/15798-regioes-de-influencia-das-cidades.html
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/28043-campinas-florianopolis-e-vitoria-sao-as-novas-metropoles-brasileiras
Gabarito certo. ✅