SóProvas


ID
5229613
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Oeste - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A redação contida nas comunicações internas deve utilizar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Lembrando também:

    ✓ a língua culta é contra a pobreza de expressão, e não contra a sua simplicidade;

    ✓ valer-se do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário;

    ✓ o uso do dicionário e da gramática é imperativo na redação de um bom texto.

  • Esta questão exige do candidato conhecimento acerca da linguagem que deve ser empregada na Redação Oficial.

    a) Nas redação das comunicações deve-se evitar o jargão burocrático, pois esse sempre terá sua compreensão limitada. Além disso, é necessário precisar os termos técnicos quando forem utilizados. Portanto, esta alternativa é incorreta.
    b) De acordo com o atributo da formalidade e padronização, o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Assim, inferimos que figuras de linguagem não devem ser utilizadas nas comunicações oficiais e, dessa forma, esta alternativa é incorreta.
    c) O Manual de Redação esclarece que, para a obtenção da clareza, é preciso utilizar palavras e expressões simples, em seu sentido comum, salvo quando o texto versar sobre assunto técnico. Desse modo, constatamos que a linguagem da forma erudita não é aceita na redação oficial e, portanto, esta alternativa é incorreta.
    d) De acordo com o Manual de Redação, o uso do padrão culto é imprescindível na redação oficial porque ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Ou seja, é uma linguagem que possui a formalidade necessária e o vocabulário adequado e, por isso, pode ser compreendido por qualquer destinatário. Assim, esta é a alternativa correta.
    Gabarito do Professor: Letra D.