SóProvas


ID
5230084
Banca
Quadrix
Órgão
CRC-AP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Em um banco de dados relacional, para que uma tabela de ligação com chave primária composta esteja na segunda forma normal, ela deve estar na primeira forma normal e

Alternativas
Comentários
  • É dito que uma tabela está na segunda forma normal se ela atende a todos os requisitos da primeira forma normal e se os registros na tabela, que não são chaves, dependam da chave primária em sua totalidade e não apenas parte dela.

    Gaba: A

  • Alternativa correta: A.

    .

    .

    Normalização:

    1FN: atributos atômicos

    2FN: depender da chave inteira (sem dependências parciais)

    3FN: depender só da chave (sem dependências transitivas)

    FNBC: sem dependências entre atributos não chave

    4FN: sem atributos multivalorados (eles precisam ficar em tabelas separadas)

    5FN: junção (as projeções da relação devem ser capazes de reconstruir a relação original sem perda de dados)

  • Gabarito: A

    RESUMÃO SOBRE NORMALIZAÇÃO DE DADOS. (VISA A NÃO REDUNDÂNCIA DOS DADOS)

    5 normas a serem seguidas (1, 2 e 3 obrigatórias)

     

    OBS: O processo de normalização é sequencial. Isso significa que você só pode aplicar as regras da segunda forma normal se as tabelas já se encontrarem na primeira forma normal.

     

    1) Uma entidade estará na Primeira Forma Normal (1FN) se todos os campos forem atômicos (simples) e não multivalorados (com múltiplos valores).

     

    A primeira forma normal tenta resolver um dos maiores problemas de bancos de dados que é a repetição (redundância de dados) e a desorganização deles.

    Toda tabela precisa obrigatoriamente ser normalizada com a 1FN? Não. A normalização é um processo corretivo que deve ser aplicado em casos específicos onde o problema for identificado.

     

    Se tem tabelas aninhadas, NÃO está na primeira forma

    2) Uma entidade estará na Segunda Forma Normal 2FN se ela já se encontrar na 1FN e todos os atributos “não chave” forem totalmente dependentes da chave primária.

     

    Existem duas formas básicas de declarar uma primary key(chave primária), porém todas envolvem a palavra reservada "primary key"

    3) Uma tabela estará na 3FN se ela estiver na 2FN e se nenhuma coluna não-chave depender de outra coluna não-chave.

     

    A entidade cujos atributos não chave independem de outro atributo não chave. Não contém Dependência funcional transitivas ou indiretas

     

    As tabelas não podem conter atributos que sejam resultados de algum cálculo de outro atributo. Isso é considerado dependência transitiva de colunas.

     

    Ou seja, na 3FN temos simplesmente que eliminar os campos que podem ser obtidos pela equação de outros campos da mesma tabela. 

    4) Quarta Forma Normal (4FN): Uma entidade estará na 4FN se estiver na 3FN e na tabela não conter múltiplas entradas multivaloradas (valores repetidos em diferentes colunas), ou seja, a presença de uma ou mais linhas em uma tabela implica na presença de uma ou mais outras linhas na mesma tabela. 

    5) Quinta Forma Normal (5FN): Uma entidade estará na 5FN se estiver na 4FN e quando um atributo está em outra tabela sem a necessidade de estar na tabela pesquisada e pode ser removido sem a perda de nenhuma informação.

    Fonte: vivendo e aprendendo com os colegas do QC. 

  • para estar na segunda precisa estar na primeira