(B)
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a Reavaliação é a forma de se ajustarem os valores dos Ativos a valor de mercado, quando este é maior do que o valor histórico de entrada (valor de custo).
O lançamento era feito a débito pelo aumento do Ativo e sua contrapartida, a crédito, era feita no Patrimônio Líquido, na conta Reservas de Reavaliação. Vejamos o que o Manual de Contabilidade Societária (2018) diz a respeito da reavaliação de ativos:
Com tal lançamento, haveria aumento do capital próprio na exata medida em que reavaliado o item do ativo. Esta é nossa resposta, portanto.
(A) Errada: O aumento do capital com reservas não afeta o total do patrimônio líquido, conforme se pode constatar pelo lançamento abaixo:
D - Reservas de lucro (PL)
C - Capital social (PL)
(C) Errada: O pagamento de dividendos não afeta o total do patrimônio líquido, conforme se pode constatar pelo lançamento abaixo:
D - Dividendos a pagar (PC)
C - Disponibilidades (AC)
(D) Errada: A compensação de prejuízos com reservas não afeta o total do patrimônio líquido, conforme se pode constatar pelo lançamento abaixo:
D - Reservas de lucro (PL)
C - Prejuízos acumulados (PL)
(E) Errada: De acordo com o CPC 26, resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários.
Havendo transferência dos resultados abrangentes para o resultado do período, o patrimônio líquido não será afetado.