SóProvas


ID
5231482
Banca
IDIB
Órgão
CRECI-CE - 15ª Região
Ano
2021
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia o texto a seguir:

“Às 23h00 (...) do dia 31 de janeiro de 2020, o Reino Unido deixou de ser um Estado-Membro da União Europeia. Nesse momento, entrou em vigor o Acordo de Saída, garantindo uma saída ordenada desse país da União Europeia, e iniciou-se um período transitório, que terminou no dia 31 de dezembro de 2020. Durante esse período, o direito da União continuou a aplicar-se ao Reino Unido e a situação dos cidadãos, consumidores, empresas, investidores, estudantes e investigadores manteve-se, por isso, inalterada tanto na União Europeia como no Reino Unido”.

Fonte: Brexit - A Saída do Reino Unido da União Europeia Disponível
em <https://www.portaldiplomatico.mne.gov.pt/politica-externa/brexit>

Em relação ao processo descrito no texto e às relações históricas entre o Reino Unido e a União Europeia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A. Com a criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) em 1957, o Reino Unido, a pedido do presidente da França, Charles de Gaulle, ingressou no grupo em 1963.

    O presidente francês, à época, vetou a entrada do Reino Unido na CEE.

    B. Em junho de 2016, a população do Reino Unido rejeitou, por meio de plebiscito, a sua saída da União Europeia, porém o Parlamento Britânico, contrariando o resultado, aprovou tal retirada em um processo conhecido como Brexit.

    A população britânica votou, por meio do referendo, a favor da saída do Reino Unido da União europeia, com pouco mais de 51% dos votos.

    C. As relações políticas e econômicas da União Europeia, até dezembro de 2020, giravam em torno de um bloco que reunia 28 países da Europa em um acordo de livre circulação de bens, mercadorias e cidadãos dos países membros. ALTERNATIVA CORRETA.

    D. A despeito de sua saída, o Reino Unido continuará a ter acesso automático aos principais bancos de dados de segurança europeus, dispensando solicitação prévia para esse fim.

    Após a saída do Reino Unido da União Europeia, o país precisará solicitar o acesso para os principais bancos de dados de segurança europeus.

  • o reino unido votou contra o globalismo. não quiseram mais obedecer ordem de um líder em Bruxelas. Decidiram eles mesmos avaliar os riscos e benefícios de suas decisões.

  • As relações políticas e econômicas da União Europeia, até dezembro de 2020, giravam em torno de um bloco que reunia 28 países da Europa em um acordo de livre circulação de bens, mercadorias e cidadãos dos países membros.

  • a) O Reino Unido entrou na União Europeia em 1973. Item incorreto.

    b) Em junho de 2016, a população do Reino Unido, por meio de plebiscito, decidiu pela saída do seu país da União Europeia. Item incorreto.

    c) Item correto.

    d) A saída do Reino Unido já está consolidada, não havendo de se falar nesse acesso a bancos de dados europeus sem prévia autorização. Item incorreto.

    Resposta: C

  • Durante 47 anos – desde 1937 - a Grã-Bretanha participou dos passos de construção e efetivação da União Europeia. Em 2020, depois de muitas idas e vindas, houve, finalmente, a saída da Grã-Bretanha da União. E, foi o primeiro caso de saída de um país de uma união cautelosamente construída. Apesar da aprovado , o processo de “Brexit", como ficou conhecido, não foi simples.( abreviação para "British exit" "saída britânica", na tradução literal para o português) A negociação entre o parlamento britânico e o europeu não caminhou bem em diversos momentos, chegando, inclusive, a ocasionar a queda dos primeiros ministros David Cameron e depois Theresa May. 

    Em março de 2017, a decisão de deixar a UE foi notificada ao bloco. Segundo o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, uma vez comunicado, o desmembramento se efetivaria dois anos depois, o que não aconteceu em 2019. Neste período um acordo de saída ou 'acordo de retirada', como ficou conhecido, foi desenhado pela então primeira-ministra britânica Theresa May, sucessora de Cameron, com a concordância da EU.   E, foi rejeitado três vezes no Parlamento do Reino Unido. Foi por esta razão que a saída só aconteceu na verdade, em 2020 

    Há uma boa quantidade de artigos e ensaios acerca do tema em publicações especializadas em Relações Internacionais e Política Externa. Vale destacar a plataforma Stanfor, o jornal Le Monde Diplomatique ( que tem uma edição em português) e Revista de Política Externa. Além disso, houve um acompanhamento do processo por parte da mídia brasileira e internacional.

    Uma das alternativas apresenta uma afirmativa correta acerca da aprovação e efetivação do Brexit 

    A) INCORRETA – A Grã- Bretanha ingressou na União Europeia, então chamada Comunidade Econômica Europeia, em 1973. O então presidente da França era George Pompidou e não houve pedido especial para a entrada da Grã-Bretanha mas sim negociações.

    B) INCORRETA - O referendo sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia foi um plebiscito que aconteceu em 23 de junho de 2016 com o intuito de decidir o futuro do Reino Unido na União Europeia. No plebiscito foi aprovada , pela maioria da população – 51,8 % contra 48, 2% - a saída da Grã- Bretanha da União Europeia.

    C) CORRETA – A afirmativa apresenta, de forma sucinta, os objetivos da União Europeia: livre circulação de mercadorias , bens e cidadãos entre os países membros.

    D) INCORRETA – Esta é uma das prerrogativas às quais o Reino Unido perde o direito. Será possível o acesso mas de acordo com a permissão da União Europeia. Não será mais automático. 

    Gabarito do Professor: Letra  C.