O lockdown é adotado em situações mais severas. Por lei ou decisão judicial, decreta-se a paralisação de muitas atividades e do deslocamento da população. Ficar em casa deixa de ser uma recomendação e passa a ser obrigação. Representa o nível mais alto de alerta sanitário.
Quarentena é uma restrição de atividades com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas, mas de forma mais branda. Depende da atitude voluntária, ou seja, funciona como uma recomendação, não sendo mandatória como o lockdown. Seu nome vem de uma prática da Idade Média, quando se mantinha nos portos por 40 dias navios vindos de determinadas áreas do mundo.
O isolamento domiciliar, por sua vez, tem caráter de recomendação médica. Pessoas que têm diagnóstico de COVID-19 e apresentem quadros leves, mesmo que não tenham sintomas, devem permanecer em casa por 10 dias. Esse prazo pode ser estendido, dependendo de resultados de exames complementares e de avaliação clínica. Isolamento dos contatos domiciliares também é uma medida recomendada. Dessa forma, evita-se a propagação da doença.
Fonte: https://www.rededorsaoluiz.com.br/noticias/artigo/lockdown-o-que-e-e-como-afeta-a-sua-vida