SóProvas


ID
524020
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

As questões de 18 a 20 referem-se ao Manual de
Redação da Presidência da República e ao Manual de
Elaboração de Textos do Senado Federal
.


Com base no Manual de Elaboração de Textos do Senado Federal, analise os itens a seguir:

I. O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, exclusivamente nos casos de minuta de parecer de medida provisória reeditada.

II. Como a minuta de parecer de medida provisória reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.

III. Todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” do aplicativo Word deverão ser utilizados com bastante cautela.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C

    Texto idêntico ao encontrado no Manual de Elaboração de Textos do Senado.

    I. O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, exclusivamente nos casos de minuta de parecer de medida provisória reeditada. (ERRADO - O erro está em afirmar "exclusivamente". Segundo o Manual: "O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, no caso de emissão de minuta de parecer – sobre admissibilidade ou constitucionalidade e mérito – referente a medida provisória (MPV) reeditada.")

    II. Como a minuta de parecer de medida provisória reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento. (CERTO - Segundo o Manual: "Como a minuta de parecer de MPV reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.")

    III. Todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” do aplicativo Word deverão ser utilizados com bastante cautela. (CERTO - Segundo o Manual: "
    Ressalte-se que todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” deverão ser utilizados com bastante cautela.")
  • Resposta: C

    Não entendi o erro do item I. Pelo que a colega postou, o Manual realmente só recomenda a utilização para minuta de parecer de medida provisória.
  • O manual não fala em exclusividade.
  • Infelizmente "decorar" não deveria ser o ponto, como a banca quer... infelizmente temos que decorar tudo!!! Essa é a FGV, que não quer saber se "sabemos" o conteúdo e sim se "decoramos"!!! "/

  • Os itens II e III correspondem literalmente ao estabelecido no manual de elabaração de textos do SF. Quanto ao item I, seu erro encontra-se na palavra "EXCLUSIVAMENTE", visto que, apesar do manual só se referir a esse recurso de MARCAS DE REVISÃO na parte referente à atualização de minuta de medida provisória reeditada, ele não estabelece que esse recurso SÓ pode ser usado nesse caso, podendo, portanto, ser usado em outras hipóteses a fim de facilitar o processo de elaboração e revisão dos textos.

  • Quanto ao item I, o manual fala do uso do Word APENAS para esse caso (vide páginas 12 e 13): em nenhum outro tema o software é citado, portanto, há exclusividade.
  • Extraí do Manual de Elaboração do Senado Federal:

    1 Atualização de minuta de parecer de medida provisória reeditada

    O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, no caso de emissão de minuta de parecer – sobre admissibilidade ou constitucionalidade e mérito – referente a medida provisória (MPV) reeditada.

    A recomendação tem por objetivo facilitar a tarefa tanto do autor da minuta quanto do revisor do Núcleo. Como a minuta de parecer de MPV reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.

    Para tanto, o autor da minuta deve proceder da seguinte forma:

    a) abrir o texto da minuta de parecer elaborada para a versão anterior da MPV;

    b) clicar em FERRAMENTAS;

    c) clicar em MARCAS DE REVISÃO;

    d) selecionar as janelas correspondentes a ⌧ Marcar revisões durante a edição (Objetivo: ressaltar qualquer texto ou elemento gráfico que tenha sido inserido, excluído ou movido. O botão OPÇÕES em MARCAS DE REVISÃO, da janela anterior, oferece sugestões de como podem ser essas marcas. Assim, para texto inserido, marque “sublinhado”; para texto excluído, marque “tachado”; para linhas revisadas, marque “borda esquerda”.) ⌧ Exibir revisões na tela (Objetivo: mostrar, na tela, as alterações no texto, à medida que forem sendo efetuadas.) ⌧ Exibir revisões no documento impresso (Objetivo: apresentar as marcas de revisão no documento impresso.)

    e) clicar OK;

    f) fazer a atualização do texto.

    Desse modo, facilita-se sobremaneira o trabalho do revisor, que examinará – no papel ou diretamente no Word – as correções efetuadas antes de propor as modificações que julgar pertinentes. Caso faça a revisão diretamente no Word, o revisor poderá operar também com os recursos descritos, seguindo basicamente o mesmo procedimento. Ao receber o texto com as marcas de revisão, deverá, inicialmente, fazer as alterações que julgar pertinentes. Ao acatar ou rejeitar todas as modificações introduzidas no texto, deverá abrir a caixa MARCAS DE REVISÃO e clicar o botão “aceitar todas” ou “rejeitar todas”. Caso acate parcialmente as modificações, deverá clicar “revisar” e aceitar ou rejeitar uma a uma, por meio do botão “localizar”. Ressalte-se que todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” deverão ser utilizados com bastante cautela. 

  • I. O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, exclusivamente nos casos de minuta de parecer de medida provisória reeditada.

    TEXTO DO MANUAL: O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, no caso de emissão de minuta de parecer – sobre admissibilidade ou constitucionalidade e mérito – referente a medida provisória (MPV) reeditada.

    (fiquei na dúvida, mas em razão da não similaridade da redação proposta e a do manual, considerei esse item errado).

    II. Como a minuta de parecer de medida provisória reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.

    TEXTO DO MANUAL: A recomendação tem por objetivo facilitar a tarefa tanto do autor da minuta quanto do revisor do Núcleo. Como a minuta de parecer de MPV reeditada envolve, no mais das vezes, reduzida modificação no texto anteriormente elaborado, o emprego das marcas de revisão serve para dar destaque aos pontos alterados pela mais recente reedição da MPV. Com isso, economiza-se tempo e esforço do autor e do revisor, que estão obrigados a revisar o trabalho antes do seu encaminhamento.

    Item certo.

    III. Todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” do aplicativo do aplicativo Word deverão ser utilizados com bastante cautela.

    TEXTO DO MANUAL: Ao receber o texto com as marcas de revisão, deverá, inicialmente, fazer as alterações que julgar pertinentes. Ao acatar ou rejeitar todas as modificações introduzidas no texto, deverá abrir a caixa MARCAS DE REVISÃO e clicar o botão “aceitar todas” ou “rejeitar todas”. Caso acate parcialmente as modificações, deverá clicar “revisar” e aceitar ou rejeitar uma a uma, por meio do botão “localizar”. Ressalte-se que todas as alterações – inclusive as efetuadas pelo revisor – entrarão no rol daquelas passíveis de aceitação ou de rejeição. Por isso, os botões “aceitar todas” e “rejeitar todas” deverão ser utilizados com bastante cautela.

    Item certo.

    Logo, considerei que os itens II e III estão corretos.

  • C

    II - Atualização de minuta de parecer de medida provisória reeditada

    O Conselho Técnico da Consultoria Legislativa do Senado Federal recomenda a utilização do recurso “marcas de revisão”, do aplicativo Word, no caso de emissão de minuta de parecer – sobre admissibilidade ou constitucionalidade e mérito – referente a medida provisória (MPV) reeditada.