SóProvas


ID
5240515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
APEX Brasil
Ano
2021
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Para aumentar as chances de sucesso, o modelo de gestão visual de projetos deve

Alternativas
Comentários
  • Encontrei esse link com algumas informações sobre o assunto:

    https://www.juliomontex.com.br/2015/04/28/gestao-visual-de-projetos/

    Uma das grandes dificuldades cotidiano empresarial é a coordenação de projetos: é preciso cumprir tarefas, combinar dados, fazer análises, gerar relatórios etc. Tudo isso deve ser realizado com rapidez e eficácia para que a empresa consiga manter sua competitividade em relação à concorrência. Mas  como administrar tanta informação de forma dinâmica ? A  gestão visual de projetos  surge como uma solução para tornar esse processo mais simples, visual e interativo. Levando em conta que , a Gestão Visual propõe o uso de painéis, cronogramas, quadros, gráficos, cartões e fichas para facilitar a visualização e a compreensão do fluxo de atividades. A partir desse conjunto de práticas, é possível melhorar o processo, a autogestão e o engajamento da equipe.

    Dependendo da área de atuação, os benefícios da gestão visual de projetos podem ser mais expressivos, mas em geral entre as vantagens, podemos citar:

    :: Redução de lapsos e equívocos de comunicação, pois a transmissão das informações ocorre de maneira mais dinâmica e visual;

    :: Estímulo à cooperação entre o grupo de trabalho, uma vez que cada um pode ver quais atividades os outros estão desenvolvendo;

    :: Redução de retrabalho por desconhecimento de informações, pois normalmente elas estão mais visíveis para a equipe de trabalho;

    :: Reconhecimento de anormalidades; é possível detectar fragilidades e anomalias de forma mais ágil;

    :: Transmissão de informações de forma mais simples;

    :: Facilidade na priorização de itens;

    :: Estímulo ao planejamento, controle e aprimoramento contínuo dos processos de produção.

  • O gerenciamento das comunicações descreve os processos que envolvem a geração, o armazenamento e a distribuição das informações relacionadas ao projeto, para que ocorram no tempo certo e na forma mais adequada.Compreende o planejamento das comunicações, sua distribuição, gerenciamento e monitoramento, e a elaboração de relatórios de desempenho. Assegura que as informações sejam planejadas, coletadas, criadas, distribuídas, armazenadas, recuperadas, gerenciadas, controladas, monitoradas e organizadas de maneira oportuna e apropriada ( PMBOK, 6ª ed.)

    Qualquer erro avise-me.

  • GABARITO: C

    O modelo de Gestão Visual de Projetos foi concebido a partir de uma tese de doutorado, cujo autor procura demonstrar, mediante a integração dos princípios da Gestão Visual, do Lean e da Usabilidade ao Desenvolvimento de Projetos, as vantagens trazidas pelo elemento da visualização no processo de desenvolvimento de projetos.

    1) PAPEL DA VISUALIZAÇÃO DOS PROJETOS:

    "A informação sobre a atividade tem que ser capturada e incorporada no processo de desenvolvimento.Portanto, a necessidade de visualização e de qualificação da informação voltadas para a usabilidade torna a interface com o usuário parte fundamental de um sistema de informação. Isso pode auxiliar a tornar o processo mais integrado, enxuto e,consequentemente,rápido-atributos comuns aos princípios da produção enxuta e desejáveis para o desenvolvimento de projetos" (TEIXEIRA, 2015, p. 39, grifo nosso)

    2) CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO VISUAL:

    "[...] Pois, a Gestão Visual busca,como propósito central,promover a visualização de informações para melhorar o processo produtivo" (TEIXEIRA, 2015, p. 39, grifo nosso)

    3) VIABILIDADE DE UNIÃO DA GESTÃO VISUAL À GESTÃO DE PROJETOS:

    "A partir dessa demanda, emerge a possibilidade de utilizar a Gestão Visual de Projetos para promover maior visualização ao processo de desenvolvimento de projetos. Entre as literaturas relacionadas à gestão, algumas sugerem que a administração global e setorial deve explorar o uso da comunicação visual no seu processo de gerenciamento" (TEIXEIRA, 2015, p. 38, grifo nosso)

    Fonte: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/132982?show=full