SóProvas


ID
5241193
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito aos princípios contábeis:

Alternativas
Comentários
  • Gab D.

    PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE: PRECOC

    • P: Prudência
    • R: Registro pelo valor original
    • E: Entidade
    • C: Continuidade
    • O: Oportunidade
    • C: Competência.
  • ALTERNATIVA D

    Descontinuidade.

  • Gabarito letra D.

    O que é o princípio da CONTINUIDADDE?

    Trata-se de uma princípio que deve ser seguido pelas entidades para que possíveis acionistas e investidores possam ter segurança na hora de analisar os balanços patrimoniais e as demonstrações contábeis.

    Como assim?!

    Ex: Tenho uma entidade que no ano de 2021 obteve 1 bilhão de Lucro. Ok... Mas de onde veio esse lucro?! Foram de operações?!

    Caso 1: Se esse lucro obtido veio através da liquidação da minha entidade para "encerrar as atividades", o acionista ou investidor terá algum benefício se decidir participar?! NÃO.

    Caso 2: Se esse lucro obtido veio através das operações cotidianas da entidade (venda de mercadorias, prestação de serviço, etc) e que eu planeje continuar a realizar essas operações no exercício social seguinte, aí sim os acionistas e investidores se sentirão seguros para investir.

    Trata-se, portanto, do princípio da CONTINUIDADE.

    Ademais: O conceito básico desse princípio diz que sempre que um negócio é aberto a vida útil dele é indeterminada e pensado em longo prazo. A isso se chama continuidade e ela impacta diretamente nas questões de compromissos financeiros de uma Empresa. Por exemplo, em caso de uma provável falência, os pagamentos devidos não podem ser negligenciados.

    O princípio da continuidade determina que, na quantificação e apresentação dos elementos componentes do patrimônio deve ser considerada a situação de:

    a) Continuidade da entidade: considerar que a entidade vá continuar indefinidamente

    b) Interrupção da continuidade: a exceção é considerar a quebra da continuidade da entidade. A partir dessa premissa, a doutrina conclui que, no caso de quebra de continuidade, o valor de ativos (bens/direitos – recursos) e o valor e o prazo de exigibilidade de passivos (obrigações) pode ser alterado.