SóProvas


ID
5241421
Banca
IESES
Órgão
MSGás
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

a construção de um sistema Data Warehouse é necessário definir o método de implementação, ou seja, qual a metodologia a seguir para o seu desenvolvimento de acordo com as necessidades da empresa. A metodologia que implica que as prioridades das empresas resultem primeiramente no desenvolvimento de Data Marts, para as áreas de negócio individuais, e dessa forma, ser possível por meio da integração de todos os Data Marts surgir o Data Warehouse, é denominada de:

Alternativas
Comentários
  • A proposta Botton-up (Kimball) pressupõem a extração, transformação e a integração dos dados para um ou mais Data Marts que integrarão o Data warehouse

  • Bottom-Up: Do DM (mais específico) > para DW (menos específico)

    Top Down: Do DW > para DM

  • Bottom-Up: permite a construção primeiramente dos Data Marts (subconjunto de dados de um DW) antes mesmo de uma definição da estrutura do DW. No entanto, por não ser construído visando o cenário como um todo, pode acabar gerando inconsistências nos padrões de metadados e nas integrações para compor o DW como um todo.

    Top Down: o conceito de estruturação terá como base a organização como um todo e não apenas suprir necessidades de um determinado departamento, consequentemente deve ter regras, padrões e uma arquitetura consistente, a fim de evitar dados duplicados e problemas ao integrar as informações. Nesse modelo o DW nasce primeiro e os Data Marts a partir dele. A desvantagem fica por conta do longo período para implementação.

    Combinada (Intermediária): é resultado da integração dos modos de implementação anteriores. A modelagem do DW é macro, e sua implementação é realizada tomando como base porções deste modelo, escolhido por áreas de interesse e que irão compor o DM. Todos os DM gerados serão integrados futuramente ao DW. A principal vantagem é garantia da consistência dos dados, em função do modelo ser único.