Revisando as formas de transmissão:
CAXUMBA: principalmente aérea, por meio de gotículas de saliva do doente que possui o vírus
DENGUE: picada do mosquito aedes aegypti.
ASCARIDÍASE: ovos em alimentos que entraram em contato com solo contaminado por fezes (excrementos) humanas contendo ovos, também pode ocorrer quando as pessoas levam as mãos ou dedos contaminados com sujeira à boca.
INFLUENZA: de pessoa para pessoa, especialmente através de tosse ou espirros das pessoas infectadas
DIARREIA: fecal-oral, principalmente, com ingestão de alimentos e água contaminada, mãos ou dedos contaminados. O saneamento básica é importante para prevenção das doenças diarreicas.
LEPTOSPIROSE: em situações de enchentes e inundações, a urina dos ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. Qualquer pessoa que tiver contato com a água das chuvas ou lama contaminadas poderá se infectar pelo contato da pele. O saneamento básico é a principal forma de prevenção.
BOTULISMO: é uma doença bacteriana rara, que entra no organismo por meio de machucados ou pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente os enlatados e os que não têm preservação adequada.
TÉTANO: introdução dos esporos da bactéria em ferimentos externos, geralmente perfurantes, contaminados com terra, poeira, fezes de animais ou humanas - pode confundir, mas a forma de prevenção é a vacinação, não o saneamento básico e limpeza dos ferimentos
TRACOMA: direta, de pessoa a pessoa, ou indireta, através de objetos contaminados (toalhas, lenços, fronhas). As moscas podem contribuir para a disseminação da doença, por transmissão mecânica. A transmissão só é possível na presença de lesões ativas.
RUBÉOLA: acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar.