SóProvas


ID
5243074
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura da Estância Turística de Guaratinguetá
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um engenheiro ambiental gerou um mapa georreferenciado do parque ecológico de seu município. Utilizando um receptor GPS apropriado, ele fez o levantamento em campo dos limites do parque em “SAD69 e UTM23S”. No entanto, o padrão do banco de dados cartográfico (BDC) municipal é “SIRGAS 2000 e UTM23S”.


Nessa situação, é correto afirmar sobre o mapa que

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a conhecimentos sobre cartografia.

    Observa-se que o levantamento do parque foi feito com o DATUM (sistema de referência) SAD 69 no sistema de coordenadas plano-retangulares (UTM 23S). O padrão do banco de dados cartográfico (BDC) municipal é utilizada o DATUM SIRGAS 2000 no sistema de coordenadas plano-retangulares (UTM 23S).

    Assim, para o mapa se adequar ao padrão do BDC do município, deverá haver a conversão do DATUM SAD 69 para o SIRGAS 2000, mantendo as coordenadas plano-retangulares (UTM 23S).

     

    Dessa forma, passamos a análise das alternativas.

    Alternativa A – Errado. O sistema de coordenadas do levantamento do parque e do BDC é o mesmo, não havendo necessidade de conversão. Já o DATUM deve ser convertido de SAD 69 para SIRGAS 2000.

    Alternativa B – Certo.

    Alternativa C – Errado. O sistema de coordenadas do levantamento do parque e do BDC é o mesmo, não havendo necessidade de conversão. Já o DATUM deve ser convertido de SAD 69 para SIRGAS 2000.

    Alternativa D – Errado. O sistema de coordenadas do levantamento do parque é o de coordenadas plano-retangulares (UTM 23S), além de que, o DATUM deve ser convertido de SAD 69 para SIRGAS 2000.

    Alternativa E – Errado. O sistema de coordenadas do levantamento do parque deverá ser mantido. Contudo, o erro da alternativa é que o sistema de coordenadas, na verdade, é o plano-retangulares (UTM 23S).

    Gabarito do Professor: Letra B.