Se a acumulação é natural, como é próprio dos documentos arquivísticos, o acervo vai sendo sistematizado à medida que as atividades vão sendo desenvolvidas. Nesse sentido, acervo não é pré-definido, moldado, como acontece nas bibliotecas. Se as férias precisam ser tiradas, a solicitação de férias é criada; se a licitação precisa ser feita, o processo licitatório é criado.
As bibliotecas colecionam o seu acervo, ou seja, constroem sua estrutura, definem quais e quantas obras farão parte do conjunto documental. A compra de x livros, da edição y, do autor z é uma premeditação do acervo.
É justamente sobre o fato de o teor do acervo poder ser pré-definido (II) é que faz com que a biblioteca seja um órgão colecionador (I), ou seja, I e II estão corretas e a II é uma consequência da I.
a) I e II são certas e, de fato, referem-se à bibliotecas. Errada.
b) I e II são certas e ambas se referem a bibliotecas. Errada.
c) I está certa, arquivos são acumuladores naturais e museus são colecionadores. Errada.
Gabarito do Professor: Letra D.
Gabarito D
Biblioteca:
-Coleção artificial de material para estudo, pesquisa e consulta;
-Cultural e histórico;
-Em regra: Impresso;
-Vários exemplares;
-As pessoas leem os documentos.
-Colecionam documentos de diferentes fontes.
Biblioteca: é o conjunto de material, em sua maioria impresso e não produzido pela instituição em que está inserida, de forma ordenada para estudo, pesquisa e consulta. Normalmente é constituída de coleções temáticas e seus documentos são adquiridos através de compra, doação ou permuta, diferentemente dos arquivos, cujos documentos são produzidos ou recebidos pela própria instituição.