-
Letra D - Na Europa, “[...] a tradição arquivística desenvolveu-se, sobretudo, a partir da característica dos arquivos como fonte de pesquisa retrospectiva”.
-
Comentário da Professora Letícia Ahnert - Tecconcursos
Definição de autores sobre o tema
Segundo JARDIM (1987)
“[...] diferença de grau de aplicabilidade do conceito de gestão de documentos distingue mais claramente as experiências americana e candense, da européia - na Europa a tradição arquivística desenvolveu-se sobretudo a partir da característica dos arquivos como fonte de pesquisa retrospectiva. Deve-se ressaltar, neste sentido, a profunda influência européia no funcionamento dos arquivos públicos brasileiros. ”
“Esses aspectos foram abordados em 1985, em Budapeste, por ocasião da Conferência Arquivística Européia sobre a Criação e Organização de Documentos Contemporâneos, patrocinada pelo Conselho Internacional de Arquivos (C.I.A.). [...]. ”
Análise do professor
A alternativa é considerada correta pois descreve informações verdadeiras quanto o surgimento do conceito de gestão de documentos. O surgimento da tradição arquivística na Europa realmente se deu em um momento diferente do que na América do Norte, uma vez que, na Europa o surgimento da arquivística está relacionado com o momento em que os arquivos são vistos e considerados como fontes de pesquisa retrospectiva. Dessa forma, a gestão de documentos oficial se desenvolveu mais tardiamente na Europa. Por outro lado, na América do Norte, o surgimento da gestão de documentos remonta ao século XIX na qual já se encontram vestígios de sua utilização sendo formalizada e utilizada como procedimento oficial apenas a partir da Segunda Guerra Mundial nos EUA e Canadá. Logo, alternativa correta.
As demais alternativas estão ERRADAS pelos seguintes motivos:
a) “A gestão documental desenvolveu-se tardiamente na América do Norte: “resultado das demandas de administrações públicas como os EUA e o México”.”
Item ERRADO
Definição de autores sobre o tema
Segundo JARDIM (1987)
“Embora sua concepção téorica e aplicabilidade tenha se desenvolvido após a Segunda Guerra Mundial, a partir do E.U.A. e Canadá, a gestão de documentos possuía raízes já no final do século XIX, em função dos problemas então detectados nas administrações públicas destes dois países, no que se referia ao uso e guarda. Na primeira metade deste século, criaram-se comissões governamentais nos E.U.A. e no Canadá, visando a encontrar soluções para a melhoria dos padrões de eficácia no uso dos documentos, por parte da administração pública. ”
Análise do professor
A alternativa é considerada incorreta pois apresenta algumas informações equivocadas. Cabe destacar que, a gestão de documentos não se desenvolveu tardiamente na América do Norte, uma vez que, sua utilização encontra vestígios desde o século XIX sendo formalizada e utilizada como procedimento oficial apenas a partir da Segunda Guerra Mundial nos EUA e Canadá. Além disso, a alternativa também erra ao mencionar EUA e México, quando na verdade, é EUA e Canadá. Logo, alternativa incorreta.
(continua...)
-
b) “O desenvolvimento do conceito de Gestão de Documentos no continente americano teve um ritmo mais lento, se comparado ao dos países da Europa. ”
Item ERRADO
Análise do professor
A alternativa é considerada incorreta ao mencionar que o desenvolvimento do conceito da gestão de documentos no continente americano ocorreu em um ritmo mais lento do que na Europa, quando na verdade, foi o contrário. Conforme as definições já apresentadas acima, o conceito de gestão de documentos se desenvolveu mais tardiamente na Europa do que no continente americano, sendo que, a concepção teórica da gestão de documentos está diretamente atrelada a países da América do Norte (EUA e Canadá). Logo, alternativa incorreta.
c) “Desenvolveu-se especificamente no Reino Unido, onde a experiência da gestão de documentos recebeu denominação de Record Management, e, daí, se espalhou para o restante da Europa. ”
Item ERRADO
Análise do professor
A alternativa é considerada incorreta ao mencionar que o desenvolvimento do conceito da gestão de documentos ocorreu no Reino Unido, quando na verdade, não foi. Conforme as definições já apresentadas acima, o conceito de gestão de documentos se desenvolveu mais tardiamente na Europa do que no continente americano, sendo que, a concepção teórica da gestão de documentos está diretamente atrelada a países da América do Norte (EUA e Canadá).
Além disso, a denominação Record Management foi criada por Schellenberg (arquivista americano) e dizia respeito a uma nova vertente para a arquivologia pois destacava a importância do arquivista agir desde a primeira idade dos documentos e não apenas nos documentos dotados de valor secundário. Segundo Schellenberg a ação do arquivista desde a primeira idade dos documentos possibilitaria aplicar métodos de economia na gestão documental bem como melhorar a eficiência da mesma, além disso, o arquivista teria uma visão completa e atuaria em todas as fases do documento. Dessa forma, Schellenberg mostrou a relevância de uma gestão de documentos moderna que ia contra os preceitos mais tracionais adotados na arquivologia. Assim, o conceito de Record Management é posterior a concepção do conceito de gestão de documentos ocorrido em países da América do Norte, entretanto, o surgimento do Record Management se deu EUA e que posteriormente se espalhou para os demais países. Logo, alternativa incorreta.
Gabarito: Letra D
Letícia Ahnert - Tecconcursos
-
A questão baseou-se em um artigo publicado pelo Professor José Maria Jardim, intitulado "O conceito e a prática da gestão de documentos".
a) A alternativa se baseia no seguinte trecho:
"Embora sua concepção teórica e aplicabilidade tenha se desenvolvido após a Segunda Guerra
Mundial, a partir do E.U.A. e Canadá, a gestão de documentos possuía raízes já no final do século XIX,
em função dos problemas então detectados nas administrações públicas destes dois países, no que se
referia ao uso e guarda. Na primeira metade deste século, criaram-se comissões governamentais nos
E.U.A. e no Canadá, visando a encontrar soluções para a melhoria dos padrões de eficácia no uso dos
documentos, por parte da administração pública. Vale ressaltar que, durante esse período, as
instituições arquivísticas públicas caracterizavam-se pela sua função de órgão estritamente de apoio à
pesquisa, comprometidos com a conservação e acesso aos documentos considerados de valor histórico."
Erros da alternativa: troca de Canadá por México e o fato de que a gestão documental possui raízes datadas do fim do século XIX, motivo pelo qual não podemos afirmar que o desenvolvimento da gestão documental nesses países foi tardia. Errada.
b) A alternativa também se baseia no seguinte trecho utilizado na letra A concomitantemente com o seguinte trecho:
"Essa diferença de grau de aplicabilidade do conceito de
gestão de documentos distingue mais claramente as experiências americana e canadense, da européia -
na Europa a tradição arquivística desenvolveu-se sobretudo a partir da característica dos arquivos como
fonte de pesquisa retrospectiva. Deve-se ressaltar, neste sentido, a profunda influência européia no
funcionamento dos arquivos públicos brasileiros."
Na Europa, a arquivologia se desenvolveu a partir dos arquivos como objeto de fonte histórica.
Nos EUA e Canadá, buscou-se, desde o início, trabalhar com os arquivos para encontrar soluções diante da demanda da administração.
Portanto, até mesmo pela diferença gritante entre volume documental administrativo em contraponto com o volume documental para pesquisa histórica, entende-se que o ritmo foi maior se comparado aos países da Europa e não o contrário, como afirma a questão. Errada.
c) Na verdade, o desenvolvimento se deu, inicialmente, nos EUA e Canadá, como visto nos trechos destacados acima. Além disso, o termo Record Management, que envolve o fato do foco passar a ser a administração dos documentos em si (valor primário) e não o seu valor histórico (secundário), é um termo cunhado por Theodore Roosevelt Schellenberg, autor norte americano. Errada.
d) Exatamente. Ao invés da concepção da administração dos documentos de valor primário, o foco da Europa foi, inicialmente, utilizar documentos de arquivos como fonte histórica, a partir de seu valor secundário. Certa
"Essa diferença de grau de aplicabilidade do conceito de gestão de documentos distingue mais claramente as experiências americana e canadense, da européia -
na Europa a tradição arquivística desenvolveu-se sobretudo a partir da característica dos arquivos como fonte de pesquisa retrospectiva. Deve-se ressaltar, neste sentido, a profunda influência européia no funcionamento dos arquivos públicos brasileiros."
Fonte: José Maria Jardim. O conceito e a prática da gestão de documentos. Rio de Janeiro: Acervo, v. 2, n.º 2, p. 35-42, jul.-dez./1987
Gabarito do Professor: Letra D.