-
Ética é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.
-
Certo ☑
Ética x Moral
ÉTICA:
É teoria;
É princípio;
É permanente;
É universal;
É regra.
MORAL:
É prática;
É conduta;
É temporal;
É cultura;
Conduta de regra.
-
CERTO
A ética enquanto disciplina filosófica pode modificar, refinar ou aprimorar valores morais, ou seja, pode incidir para alterar as regras morais enraizadas na sociedade através da avaliação que faz de princípios e valores morais até então estabelecidos.
-
ÉTICA é a ciência que tem por objeto a INVESTIGAÇÃO do comportamento humano. É uma reflexão sobre os valores e justificativas morais(por isso é teórica).
A MORAL, de outro lado, é o CONJUNTO DE REGRAS aplicadas no cotidiano do cidadão. Possui caráter NORMATIVO.
-
Ética: teoria, princípio, permanente, universal, regra.
MORAL: prática, conduta, temporal, cultura, conduta de regra.
-
A Prof Kátia lima (gran cursos online) deu um exemplo sobre isso onde as mulheres do Sudão quando ainda crianças sofriam mutilações na área genital por questões de costumes. E veio uma lei e tornou isso crime por lá, graças a Deus!!!! Então isso é um grande exemplo da ética sobre a moral.
GABA C
-
A MORAL ENVOLVE A PRÁTICA E É TEMPORAL.
-
>É TEORIA, INVESTIGAÇÃO OU EXPLICAÇÃO DE UM TIPO DE EXPERIÊNCIA HUMANA OU FORMA DE COMPORTAMENTO DOS HOMENS, CONSIDERANDO EM SUA TOTALIDADE, DIVERSIDADE E VARIEDADE. SEU VALOR COMO TEORIA ESTÁ VINCULADO NO QUE EXPLICA, E NÃO NO FATO DE PRESCREVER OU RECOMENDAR, COM VISTAS À AÇÃO EM SITUAÇÃO CONCRETA.
>Observe que a ética é julgamento de uma conduta ou ação humana com base nos princípios morais de um determinado grupo ou sociedade.
>A ética é o estudo REFLEXIVO dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal, não apenas para si, mas também para outras pessoas, possibilitando o conhecimento do dever, que repousa no reconhecimento da necessidade de se respeitar a todos como fins em si mesmos, e não como meios para outros objetivos